Home > Notícias

TV será o centro das atenções em feira de eletroeletrônicos em Berlim

Na próxima sexta-feira (01/09), Berlim será o palco dos eletroeletrônicos de consumo durante os seis dias da feira IFA international consumer electronics

Por John Blau para o IDG Now!*

30/08/2006 às 15h16

Foto:

Na próxima sexta-feira (01/09), Berlim será o palco dos eletroeletrônicos de consumo durante os seis dias da feira IFA international consumer electronics

Segundo maior evento da Alemanha, a IFA foi lançada em 1924, quando o país se destacava como uma força emergente na indústria de eletrônicos. Embora a Alemanha não seja mais um ícone no setor, Berlim se manteve como cenário para a exibição anual de novos produtos e tendências tecnológicas.

Como de costume, a televisão será o centro das atenções e flat é o nome do jogo quando se trata de entretenimento. Sejam modelos LCD (liquid crystal display) ou plasma, as TVs flat-panel estão substituindo rapidamente os velhos modelos de tubo.

As telas estão cada vez maiores: se, no ano passado, as vendas de modelos de 32 polegadas estouraram, o mercado abre caminho para as telas de 42 e até de 52 polegadas. E a tecnologia de empresas como a Sharp promete eliminar os efeitos de sombra qque costumam aparecer quando a imagem se movimenta rapidamente.

A maior parte das TVs apresentadas em Berlim será de alta definição. No ano passado, a Samsung Electronics levantou a bandeira da qualidade de imagem em HDTV com seu novo televisor TFT (thin-film transistor) LCD, oferecendo uma resolução de 1920 x 1080 pixels e 16:9 linhas.

A indústria também está apostando nas transmissões de TV ao vivo em atraentes dispositivos móveis. Alguns deles já foram apresentados durante a Copa do Mundo deste ano, incluindo o celular SGH-P900D da Samsung, baseado no padrão DMB (Digital Multimedia Broadcasting). Este e outros modelos, incluindo terminais baseados no padrão DVB-H (Digital Video Broadcasting - Handheld), estarão expostos na IFA.

Armazenamento será outro tema na longa batalha entre formatos de disco óptico - Blu-ray e HD-DVD - que terá continuidade em Berlim. Do lado do HD-DVD estão Intel, Microsoft, NEC e Toshiba, enquanto o Blu-ray é defendido por nomes como Sony, Panasonic, Dell, Hewlett-Packard, Apple e Philips.

De olho nos gamers, a Philips planeja lançar um dispositivo de entretenimento que se parece com o velhos consoles de games, mas é equipado com uma tela LCD de 32 polegadas, touch screen e acesso à internet.

Mais informações sobre a IFA estão disposíveis no site do evento.

*John Blau é editor do IDG News Service, em Düsseldorf

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail