Home > Notícias

Estudo aponta que blogueiros nacionais se concentram mais em diversão

Mesmo acreditando em blogs profissionais, 82,6% dos entrevistados da Blogosfera Brasil alegam entretenimento para acessar diários

Por Redação do IDG Now!

30/08/2006 às 10h17

Foto:

Mesmo acreditando em blogs profissionais, 82,6% dos entrevistados da Blogosfera Brasil alegam entretenimento para acessar diários

Os blogueiros brasileiros encaram a manutenção de um blog como uma possível atividade profissional, mas a grande maioria ainda vê os diários como meios de entretenimento, segundo a pesquisa Blogosfera Brasil, divulgada nesta terça-feira (28/08) pelo grupo Verbeat.

Segundo o levantamento, conduzido entre 697 criadores e leitores de diários virtuais entre novembro e dezembro de 2005, 69,3% acreditam que é possível se manter no mercado brasileiro com um blog.

A taxa dos que revelaram acessar e produzir blogs por pura diversão, no entanto, atingiu 82,6% dos entrevistados.

O estudo descobriu também que o público médio que acessa blogs no Brasil são usuários com 30 anos, com curso superior completo e que moram no Sudeste.

O tipo de acesso aos diários virtuais ilustra também o público mais abastado que tem interesse em blogs, com 93% deles contando com conexão de banda larga e freqüência de até 5 vezes por semana entre 94,8% deles.

Entre os entrevistados, 81,6% declararam ter um blog, criados, principalmente entre os anos de 2003 e 2005 - 83,4% dos entrevistados declararam ter iniciado seus diários durante o período.
Quanto à hospedagem, a grande maioria dos blogs é veiculada a serviços gratuitos, com 58,8% destes usuários  sem qualquer pretensão de contratar um domínio próprio para continuar seu diário.

Entre os serviços mais utilizados, o Blogger, do Google, aparece na liderança, com 47,5% dos endereços, seguido pelo Blogger Brasil, administrado pela Globo.com, com 11,8%, e pelo UOL Blog, que tem participação de 9,8%.

O levantamento aponta também para uma crescente conscientização para o papel de meio de comunicação dos blogs frente à Justiça brasileira. Quase 60% dos bloggeiros (59,6%) admitiram não publicar conteúdo que poderia lhes causar problemas legais.

Mesmo com a alta taxa, apenas 13,3% dos entrevistados assumiram conhecer completamente penalidades previstas por órgãos legais por conteúdo considerado difamatório nos diários virtuais.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail