Home > Notícias

Terra aposta no mercado de música online com novo serviço Sonora

Sem uma das grandes gravadoras, portal apresenta canal musical com arquivos “a la carte” e assinatura para canções em streaming

Por Guilherme Felitti, repórter do IDG Now!

31/08/2006 às 14h51

Foto:

Sem uma das grandes gravadoras, portal apresenta canal musical com arquivos “a la carte” e assinatura para canções em streaming

O portal Terra apresentou nesta quinta-feira o Sonora, aposta da empresa no crescente ramo de música digital brasileiras, como anunciado pela empresa no início de agosto.

Ao contrário de iniciativas semelhantes, como o iMúsica e a MegaStore, do UOL, o Sonora aposta na integração entre download legal de música e acesso em streaming às canções oferecidas pelo site.

A partir do seu lançamento, programado para a próxima semana, o Sonora contará com cerca de 160 mil arquivos disponíveis para audição e download, de gravadoras já confirmadas no serviço, como EMI, Sony/BMG, Warner e Trama.

Única das quatro grandes não presentes, a Universal deverá "fechar provavelmente nas próximas semanas", diz Paulo Castro, diretor geral do Terra.

Até o final do ano, adianta Castro, o Sonora deverá contar com 600 mil arquivos disponíveis para download e audição. "Com esta base, pretendemos atingir 50 mil assinantes e uma média de 250 mil arquivos baixados até o começo de 2007", estima o executivo.

Para contemplar as funções de venda e audição de canções, o serviço conta com dois modelos de negócios.

Ao contrário do afirmado pelo próprio portal anteriormente, a loja de música do Sonora não funciona pelo sistema de assinaturas, em que o usuário paga uma taxa mensal para baixar determinado número de canções.

A venda de arquivos obedece o mesmo sistema "a la carte" oferecido tanto pela iMúsica como pela MegaStore. "Temos o modelo de comercialização de canções por assinatura no nosso radar, mas sem planos práticos ainda", afirma Castro.

O preço cobrado pelo Sonora obedece a média estipulada por serviços similares, com músicas variando entre 2,25 reais e 2,99 reais.

Para a audição de canções por streaming, usuários pagam uma mensalidade de 14,90 reais para terem acesso à biblioteca completa do Sonora, com capacidade para montar listas de reprodução e se relacionar com outros assinantes.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail