Home > Notícias

Fabricante chinesa de iPods processa jornalistas por difamação

Por Steven Schwankert, para o IDG Now!*

31/08/2006 às 11h01

Foto:

Responsável pela linha iPod Nano, Foxconn entra na Justiça contra repórteres que denunciaram péssimas condições de trabalho na fábrica

A empresa contratada pela Apple para fabricar o tocador musical iPod iniciou nesta quarta-feira (30/08) ações contra dois jornalistas chineses que escreveram artigos sobre as condições de trabalho nas fábricas onde os aparelhos são feitos, de acordo com notícias publicadas na mídia chinesa.

A Hongfujin Precision Industry está processando os jornalistas do China Business News, de Xangai, por difamação, de acordo com o site do jornal local People´s Daily.

A Hongfujin, uma subsidiária do Foxconn Technology Group, está querendo uma indenização por danos morais de 3,77 milhões de dólares, segundo o material.

Os jornalistas são acusados de difamar a Hongfujin durante sua cobertura da investigação da Apple sobre condições de trabalho em fábricas responsáveis por construir o tocador iPod Nano.

As condições foram inicialmente descobertas em junho por uma reportagem no jornal britânico "Mail on Sunday", que acusou a Apple e a empresa contratada de explorar trabalhadores na fábrica no sul da China. A mídia chinesa, incluindo a Chinese Business News, foi atrás dos indícios logo após a notícia.

No começo do mês, a Apple divulgou resultados da sua investigação interna, dizendo que descobriu poucas violações no centro de fabricação do iPod Nano.

A Corte Intermediária de Shenzhen, que aceitou o caso, congelou as acusações dos dois repórteres, Weng Bao e Wang You.

Na terça-feira, o grupo de direitos dos jornalistas Repórteres sem Fronteiras publicou uma carta aberta para o co-fundador e presidente da Apple Steve Jobs, pedindo que Jobs e a Apple pressionassem a Foxconn para desistir do processo.

Representantes da Foxconn não responderam a pedidos de comentários em tempo.

*Steven Schwankert é editor do IDG News Service, em Pequim.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail