Home > Notícias

E-mail usa suposto assédio sexual de Lula para roubar senhas

E-mail usa escândalo sexual envolvendo presidente para forçar usuário a baixar cavalo-de-tróia que rouba dados bancários

Por Redação do IDG Now!

01/09/2006 às 10h57

Foto:

E-mail usa escândalo sexual envolvendo presidente para forçar usuário a baixar cavalo-de-tróia que rouba dados bancários

Uma nova armadilha digital usa um suposto escândalo sexual envolvendo o presidente Lula para roubar senhas e dados bancários do usuário.

A mensagem, que chega ao computador do usuário com o título de "Escolha melhor o seu presidente!", afirma que uma funcionária do Governo acusou o presidente de assédio sexual e remete o suposto caso ao envolvimento do ex-presidente Bill Clinton com a estagiária da Casa Branca Monica Lewinsky.

O phishing, que traz uma foto do encontro de Lula com a secretária de Estado dos Estados Unidos Condoleezza Rice leva o usuário a baixar o arquivo malicioso afirmando que o link leva a fotos obtidas "com exclusividade (...) que comprovam o ato".

De acordo com Denny Roger, diretor de negócios da Batori Security & Software, o link leva o usuário a um cavalo-de-tróia, identificado como Win32.Banbra.gl pela empresa russa de segurança Kaspersky.

Após instalado, o malware, detectado inicialmente em 2003, rouba senhas e dados bancários do usuário e as envia para servidores programados por crackers.
O phishing que usa o nome do presidente para infectar é apenas um dos riscos de segurança envolvendo o Governo detectados nas últimas semanas.

Ainda nesta terça-feira, o site do Partido Democrático Trabalhista foi pichado por crackers contrários ao Governo como protesto contra acusações de corrupção envolvendo membro do Executivo.

A pichação acontece uma semana depois do próprio site do PT, junto ao do PFL, ser modificado por outro grupo de crackers com mensagens de apoio à candidatura do representante do PSDB, Geraldo Alckmin, na corrida presidencial.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail