Home > Notícias

Como obter o máximo da bateria do seu iPod

Milhões de relatos sobre iPods correm por aí. Muitos envolvem aparelhos com baterias fracas ou, muitas vezes, mortas

Por Michael S. Lasky

01/09/2006 às 16h12

Foto:

Milhões de relatos sobre iPods correm por aí. Muitos envolvem aparelhos com baterias fracas ou, muitas vezes, mortas

ipod videoA Apple enfrentou um de seus maiores embaraços públicos quando usuários da primeira, segunda e terceira gerações do iPod reclamaram, em massa, da curta duração das baterias de íon de lítio do MP3 player da maçã. Eles alegavam que após meses de uso (em alguns casos, poucas semanas) as baterias não conseguiam mais ser recarregadas.

Sabe-se que o mesmo problema pode ocorrer com notebooks, mas nunca de forma tão precoce e, mesmo que isso aconteça, a bateria do laptop ainda pode ser trocada – o que não pode ser feito com o iPod e sua bateria embutida (na verdade, a Apple troca baterias defeituosas que estejam fora da garantia, mas cobra US$ 59 para isso, mais US$ 7 adicionais de despesas do frete nos EUA).  No Brasil, dentro do prazo de garantia, a Apple troca o iPod defeituoso por um outro.

Escaldada com a polêmica, a Apple melhorou a vida útil da bateria de seus tocadores de MP3 com disco rígido – no modelo de 60 GB, pode durar mais de 20 horas com uma carga. No entanto, alguns truques ajudam a obter mais da bateria do seu iPod, tanto no uso diário quanto a longo prazo. A maioria destas dicas pode servir para modelos com memória flash, como o Nano e o Shuffle, mas elas são especialmente dedicadas aos modelos que possuem um disco rígido. Antes de começar, apenas mude o idioma do seu player para português.

Pause X Modo de espera - Grande parte da carga da bateria consumida por iPods com HD é utilizada para fazer o disco rígido trabalhar. Para minimizar este gasto, deixe o player em pause quando não estiver sendo utilizado. Se você esquecê-lo ligado, a bateria será usada até o fim.

Você sabia? – Talvez você ache que desligou o iPod quando, na verdade, apenas deixou-o em modo de espera. Isso ocorre devido à dualidade funcional do dispositivo de Play/Pause, presente na roda Click Wheel, o principal botão do player. Se você pressionar o botão Play/Pause até a tela escurecer, pode ser que o iPod tenha apenas ficado em modo de espera. Para verificar se isso aconteceu, acione o botão do meio e, quando a tela se acender, verifique se há a presença do sinal de Pause (duas barrinhas paralelas) no lugar  do sinal de Play (um triângulo). Desligue o iPod novamente e ative a chave Hold, localizada no topo do equipamento para desativar completamente o tocador.

++++

Luz de fundo X Equalizador – A backlight (luz de fundo) de equipamentos portáteis é extremamente voraz com suas baterias. Para usar o seu player sem a luz de fundo, vá em Especificações, Tempo de retroiluminação, Inativar.

Você sabia? – Desativar o equalizador sonoro do iPod também auxilia na preservação da bateria. Afinal, transformar uma faixa dance da Madonna em um calmo poema acústico requer certa carga. Para desativar a função vá em Especificações, EQ, Inativar.

Troca de faixas X Ajustes na compressão - Avançar uma faixa para frente ou para trás requisita energia extra da mesma forma que trocar de músicas por meio do botão Retroceder/Avançar. Isso acontece porque o HD do iPod tem que ser acionado para encontrar e rodar os arquivos. O mesmo ocorre quando se utiliza modos de reprodução aleatória como Shuffle ou Random, que acabam solicitando muito a utilização do disco rígido e abocanham boa parte da carga de sua bateria.

Você sabia? – O iPod envia as faixas para sua memória cache, para que possa reproduzir arquivos sem problemas enquanto ‘descansa’ o HD. Isso funciona bem para faixas que tenham até 7 MB (a duração média de uma música), mas podcasts, audiobooks e arquivos mais longos precisam de um maior suporte do disco rígido, o que consome mais bateria. Uma boa alternativa para esse gasto é usar compressões de menor fidelidade sonora (como ACC e MP3 de 128 kpbs) quando carregar arquivos para o player. Note que a compressão no formato ACC irá lhe proporcionar melhor qualidade sonora do que um MP3 nos mesmos bit-rates. Mas nem todos os tocadores de MP3 que não são da Apple irão suportar o formato. Lembre-se também que arquivos falados, como podcasts radiofônicos e audiobooks, podem ser muito mais comprimidos sem perda de qualidade do que músicas.

Carga da bateria X Temperatura do ambiente – Da mesma forma que a função de carga rápida do iPod consegue, em cerca de uma hora, carregar sua bateria em até 80% da capacidade, carregá-lo completamente pode levar mais de quatro horas.

Você sabia? – Mesmo desligado, o iPod ainda está utilizando sua bateria e irá secar esta fonte por completo num período de duas a quatro semanas. Este tempo depende da temperatura do ambiente em que ele se encontra – quanto mais quente a área, mais rápido a bateria se dissipa. Assim, caso você queira preservar a carga de sua bateria é melhor não deixar o player dentro do carro estacionado em dias de forte sol. Neste caso, nem mesmo guardá-lo no porta-luvas irá impedir o desperdício de sua bateria.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail