Home > Notícias

Navegador que protege privacidade é acusado de ser um adware

Blogs acusam Browzar de usar estrutura do Internet Explorer e forçar usuários a clicar em links patrocinados em buscas feitas no browser

Por Redação do IDG Now!

04/09/2006 às 14h32

Foto:

Blogs acusam Browzar de usar estrutura do Internet Explorer e forçar usuários a clicar em links patrocinados em buscas feitas no browser

Lançado na última quinta-feira (31/08), o navegador supostamente seguro Browzar pode ser uma armadilha para usuários que queiram navegar na internet sem deixar senhas, histórico e formulários preenchidos.

A suspeita foi levantada por experts de segurança online em blogs de tecnologia especializados que afirmam que o Browzar não só usa o sistema do Internet Explorer, da Microsoft, com também força os usuários a clicarem em links patrocinados oferecidos pela empresa homônima.

No blog Web3.0log, o programador norte-americano Samuel Lowry acusa o Browzar de não passar de um add-on (um aplicativo adicional) que roda sobre o Internet Explorer - o que justifica seu tamanho de 264 KB.

Segundo Lowry, o Browzar desabilita os menus e funções específicas, como a definição da página inicial e a possibilidade de mudar a ferramenta de busca, do Internet Explorer, além de utilizar cookies armazenados pelo navegador da Microsoft.

"Existiu um tempo em que desenvolvedores de malware tentavam instalar páginas de anúncios no IE do usuário de qualquer maneira. Atualmente, usuários instalam adwares voluntariamente e escrevem notícias sobre eles", acusa, ironicamente, Lowry.

Já o TechCrunch explora o alardeado sistema comercial do navegador, que, segundo seu criador Ajaz Ahmed, terá lucro com a inclusão de links patrocinados em conteúdo reproduzido pelo browser, com a obrigação do usuário em clicar em propaganda online hospedada no site do Overture, sistema de propaganda online administrado pelo portal Yahoo.

O Browzar foi lançado na última semana como um navegador gratuito que protege a privacidade do usuário, deletando cookies, histórico e formulários preenchidos pelo usuário toda vez que o aplicativo for fechado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail