Home > Notícias

Com atraso, Microsoft lança primeira versão do sistema Windows Vista

Após uma série de atrasos, a Microsoft anuncia nova versão RC1 de seu sistema operacional para desktops seguindo o cronograma

Por Elizabeth Montalbano para o IDG Now!*

04/09/2006 às 10h42

Foto:

Após uma série de atrasos, a Microsoft anuncia nova versão RC1 de seu sistema operacional para desktops seguindo o cronograma

A primeira versão do novo sistema operacional Windows Vista, anunciada nesta sexta-feira (01/09) pela Microsoft parece ter se encaixado no cronograma da empresa, após uma sequência de atrasos.

A versão anunciada para desktops é uma RC1 (Release Candidate 1), o que significa que o sistema operacional está na reta final em termos de correções de bugs antes de ser finalmente lançado.

O Windows Vista RC1 já pode ser baixado pelos assinantes dos programas TechBeta e Technology Adoption Program (TAP), mas os assinantes do MSDN (Microsoft Developer Network) e do TechNet não terão acesso ao novo OS até a próxima semana, informou a Microsoft.

Em março, a empresa de software havia informado que o Vista estaria disponível para usuários corporativos em novembro deste ano e aos consumidores em janeiro de 2007.

Na última grande atualização de seu sistema operacional, o Windows XP, a empresa trabalhou com um prazo de cerca de dois meses entre o anúncio do RC1 e o lançamento do produto para os fabricantes de PCs.

Se o Vista seguir um cronograma parecido, tomando como base o lançamento do RC1 nesta sexta-feira, o lançamento do produto para o mercado - e para clientes corporativos - poderia acontecer no início de novembro.

Geralmente, os parceiros OEM (Original Equipment Manufacturer) de fabricação de desktops necessitam de seis semanas para ter o OS instalado e testado em seus PCs antes de colocar as máquinas à venda. Se o Windows Vista chegar aos OEMs no final de novembro, os micros com o novo sistema operacional da Microsoft devem chegar às prateleiras no prazo esperado, em janeiro.

A gigante de e-commerce, Amazon.com já está trabalhando com pré-vendas do Vista e anunciou a oferta do sistema para 30 de janeiro de 2007 em seu website.

Em uma carta endereçada aos membros do TechBeta, Jim Allchin, co-presidente do grupo de Plataformas e Serviços da Microsoft, agradeceu o suporte e o retorno dos assinantes, mencionando diversas melhorias feitas no Vista, desde o lançamento do Beta2, em maio deste ano.

O executivo comentou que a Microsoft continuará trabalhando na "compatibilidade de aplicações, bem como em adequação e finalização [do Vista]" até o lançamento aos fabricantes, que ainda será determinado.

Allchin ainda recomendou que os ISVs (Independent Software Vendors) usem o RC1 para checar se suas aplicações rodam adequadamente no Windows Vista, e pediu mais comentários dos testadores para aprimorar o sistema antes do lançamento da versão final.

"O Windows Vista atingirá centenas de milhares de vidas em todo o mundo", escreveu Allchin. "Obrigada por tudo o que vocês têm feito para ajudá-los a ter a melhor experiência possível."

*Elizabeth Montalbano é editora do IDG News Service, em São Francisco.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail