Home > Notícias

Aumento na performance populariza notebooks entre gamers

Introdução de chips de núcleo duplo e placas gráficas mais poderosas levam a mudança no perfil entre gamers, diz executivo da Intel

Por Sumner Lemon, para o IDG Now!*

05/09/2006 às 17h27

Foto:

Introdução de chips de núcleo duplo e placas gráficas mais poderosas levam a mudança no perfil entre gamers, diz executivo da Intel

Desktops sempre foram os sistemas preferidos por gamers, mas isto pode começar a mudar graças à introdução de poderosos processadores móveis e placas gráficas para laptops.

"Por muito tempo, estamos tentando convencer gamers a usar notebooks para games, quando estiverem em torneios ou em viagens", disse Wesley DeKlotz, diretor de marketing móvel da Intel na Ásia Pacífico. "Nunca tivemos tanto sucesso nesta área quando oferecíamos notebooks com Pentium M".

Gamers sempre preferiram desktops por ofereceram componentes de alta performance e a habilidade para facilmente customizar e atualizar componentes. Mas notebooks estão fechando a diferença, graças, em parte, à chegada de processadores de núcleo duplo mais poderosos.

"Quando começamos a oferecer notebooks com chips de núcleo duplo para gamers e começamos os testes, a resposta foi surpreendente", disse DeKlotz. Gamers profissionais ainda não substituíram seus sistemas de games com desktops por notebooks, mas os portáteis mais recentes são "bons o suficiente" e estão aumentando sua participação entre máquinas, disse ele.

O último aumento no desempenho do notebook veio na semana passada com a introdução da linha de chips móveis Core 2 Duo, da Intel, conhecida anteriormente sob o codinome de Merom. O chip é o terceiro dispositivo baseado na nova micro-arquitetura Core da Intel, e conta com variantes para servidores e desktops conhecidas como Woodcrest e Conroe, respectivamente.

No topo da linha Core 2 Duo, o chip T7600 com 2,33 GHz tem 4 MB de cache e oferece aumento de 139% no desempenho sobre o seu antecessor de núcleo duplo da linha Pentium M, disse DeKlotz. "Não apenas o desempenho está melhor, mas o usuário tem acesso a esta performance com menor consumo de energia", disse ele.

A introdução de chips de núcleo duplo como o Core 2 Duo, assim como a esperado introdução do sistema gráfico SLI, da nVidia, que usa placas gráficas gêmeas, se traduzirão em sistemas de alta performance de fabricantes como Dell e Clevo.

*Sumner Lemon é editor do IDG News Service, em Pequim.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail