Home > Notícias

Nova praga usa celulares com Symbian para infectar PCs com Windows

Mobler cria arquivo malicioso em cartão de memória do celular que, acessado no PC, desabilita funções do Windows, alerta F-Secure

Por Redação do IDG Now!

06/09/2006 às 11h14

Foto:

Mobler cria arquivo malicioso em cartão de memória do celular que, acessado no PC, desabilita funções do Windows, alerta F-Secure

A empresa de segurança F-Secure anunciou ter detectado uma nova praga que infecta tanto a plataforma Windows, usado em desktops e notebooks, como o sistema operacional Symbian, empregado em telefones celulares.

Após infectar o micro, o Mobler desabilita o uso de programas dentro do Windows, modifica o Registro e uso o micro infectado para formular ataques do tipo "negação de serviço" (do inglês, denial of service) contra o site de uma empresa de tecnologia de Jacarta.

"Mesmo que seja bem perigoso no Windows, o Mobler não causa muitos danos ao sistema Symbian", afirma o alerta. Após infectar o celular, o malware cria um arquivo executável no cartão de memória do aparelho e espera que o usuário faça a sincronização do dispositivo com o PC.

Como não conta com um método de infestação automática, o malware "não representa, no momento, um perigo imediato para usuários", afirma a empresa.

A detecção do suposto primeiro vírus multiplataforma, que infecta tanto sistemas operacionais Windows como Symbian, anunciada em março, foi cercada de mistério pela total falta de informações sobre a praga.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail