Home > Dicas

Nova ferramenta para blogueiros

Windows Live Writer permite que usuários administrem diversos blogs direto no Internet Explorer

David de Oliveira Lemes

06/09/2006 às 18h32

Foto:

Windows Live Writer permite que usuários administrem diversos blogs direto no Internet Explorer

De olho nos blogs, que se multiplicam a cada dia, a Microsoft desenvolveu uma ferramenta gratuita para administrar diários virtuais. Depois de instalado, o Windows Live Writer roda direto no Internet Explorer. Com o software é possível criar ou apagar posts, fotos, links e vídeos dos mais variados serviços, como Windows Live Spaces, Blogger, LiveJournal e outros.

O funcionamento da ferramenta é simples e não requer conhecimentos profundos em informática para operá-lo. O primeiro passo é baixar e instalar o software. Para isso, acesse o blog do dos desenvolvedores do programa e clique em Download Writer.

Depois de instalado, o Windows Live Writer insere uma nova barra de ferramentas no Internet Explorer. Para começar a usar o novo recurso, basta encontrar algum conteúdo interessante para publicar no seu blog. Quando estiver navegando em algum site e achar algo interessante e quiser publicar, marque o texto como no exemplo abaixo.

Texto selecionado

Feito isso, clique em Blog It, localizado na nova barra do Internet Explorer, e informe o endereço do seu blog, usando a URL completa, seu nome de usuário e a senha. O Windows Live Writer se encarregará das configurações junto ao serviço de blog.

Um editor semelhante ao o Word será aberto com o texto marcado. Nele você poderá editar o tamanho da fonte, cor, estilo, mudar o layout, inserir imagens e links sem precisar conhecer nada de HTML. Quando estiver satisfeito com o resultado, clique em Publish e o post será publicado direto no seu blog. Tudo o que você publicar usando o Windows Live Writer será armazenado no programa.

Você também poderá criar novos posts direto no software, sem precisar acessar o serviço de blog. Para isso, clique em Create a new post e quando terminar, basta publicar. O serviço também permite insirir mapas, usando o Virtual Earth da Microsoft. Para usar o programa, você precisa do .NET Framework instalado no computador.

Live Writer

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail