Home > Notícias

Samsung desenvolve tecnologia que melhora iluminação de telas LCD

Componente desenvolvido mede luz do ambiente e permite a visualização das imagens reproduzidas mesmo sob iluminação extrema

Por Steven Schwankert, para o IDG Now!*

06/09/2006 às 15h17

Foto:

Componente desenvolvido mede luz do ambiente e permite a visualização das imagens reproduzidas mesmo sob iluminação extrema

A Samsung Electronics anunciou nesta quarta-feira (06/09) que desenvolveu uma nova tecnologia que torna telas LCD, empregadas em aparelhos móveis, mais luminosas, mesmo em ambientes com extrema iluminação.

O driver móvel inteligente da Samsung, chamado de IC, mede a luz ambiente em 32 níveis e ilumina o LCD o suficiente para uma melhor visualização. Em ambientes internos, estas análises de luz e mudanças na iluminação da tela derrubam o consumo de energia em até 30%, segundo a empresa.

Desenvolvido pelo Instituto Avançado de Tecnologia da Samsung, o algoritmo utilizado para determinar a luz e o nível de iluminação também serve para aumentar as cores do display pelo ajuste de brilho e saturação de cor.

A produção em massa do dispositivo com essas funções começará no final de 2006, disse a Samsung.

Uma tecnologia semelhante para melhorar a luminosidade da tela LCD, reduzindo o consumo de energia, será utilizada na versão final do "notebook de US$ 100", nomeado oficialmente de 2B1 na última semana pela organização responsável One Laptop Per Child (OLPC), comandada por Nicholas Negroponte.

*Steven Schwankert é editor do IDG News Service, em Pequim.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail