Home > Notícias

Google revela busca por notícias e documentos históricos de até 200 anos

Buscador fecha acordo com editoras para que Google News Archive Search liste fatos de jornais impressos publicados até mesmo há 200 anos

Por Juan Carlos Perez, para o IDG Now!*

06/09/2006 às 11h07

Foto:

Buscador fecha acordo com editoras para que Google News Archive Search liste fatos de jornais impressos publicados até mesmo há 200 anos

O Google planeja expandir seu serviço Google News com uma função que permite que usuários encontrem artigos com informações históricas sobre eventos e pessoas.

O Google News Archive Search está programado para entrar no ar nesta quarta-feira (06/09) indexando links para artigos de diversos jornais e revistas.

O buscador construiu o índex do serviço com links já presentes em sua relação de links online, assim como endereços a que ganhou acesso por parceiras com editoras e agregadores de notícias, disse Jim Gerber, diretor de parcerias de conteúdo do Google.

O serviço listará resultados baseados no nível de relevância da busca, e a preferência não será dada a parceiros do Google, que incluem o The New York Times, Factive, Time Magazine The Wall Street Journal.

A nova ferramenta cobre praticamente toda a história dos últimos 200 anos e resultados podem ser agrupados em diversas maneiras, incluindo linha do tempo e por tópicos ou editoras.

O Google News Archive Search não lista links para conteúdo multimídia ou inclui links para material de referência, como enciclopédias, além de não ter conexões com o polêmico Book Search, disse Anurag Acharya, engenheiro do Google.

O novo serviço ainda não tem modelo monetário, e não existe qualquer acordo financeiro entre o Google e as editoras para lucrar sobre ele, disse Acharya.

Google News Archive Search is launching with a U.S. English-language interface, although it contains content in other languages. The plan is to make it more global through collaboration with international partners and to launch it for other countries.

O Google News Archive Search está sendo lançado com interface em inglês, mesmo que seja acessado por outras línguas. O plano é tornar o serviço mais global pela colaboração com parceiros internacionais quando site for lançado em outros países.

*Juan Carlos Perez é editor do IDG News Service, em Miami.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail