Home > Dicas

Impressão programada no Word

Aprenda a programar a impressora para realizar seus trabalhos com data e hora marcada

Por Rodolfo de Benito, da PC World (Espanha)

06/09/2006 às 11h43

Foto:

Aprenda a programar a impressora para realizar seus trabalhos com data e hora marcada

Eu gostaria de saber se é possível fazer com que um documento do Word possa ser impresso em um dia e hora marcados, por exemplo, todas as sextas-feiras às 21:00 horas.
Enviado por e-mail pelo leitor Claudio García

impressora_programadaA execução de um programa em um dia e hora marcados pode ser feita facilmente com a ajuda do programador de tarefas do Windows. Quando a tarefa a ser realizada for a impressão de um documento do Word, você pode solucioná-lo incluindo uma simples macro no documento que contenha a ordem de impressão. Comecemos criando esta macro:

1. Certifique-se de que não há nenhum documento do Word aberto e abra o documento que deseja imprimir automaticamente.
2. Selecione no menu Ferramentas » Macro » Macros, escreva Imprimir no nome e clique no botão Criar.
3. No Editor do Visual Basic, entre Sub imprimir() e End Sub, escreva estas linhas (o que aparece em verde é comentário, e não vale como código):
ActiveDocument.PrintOut
Options.PrintBackground = False
Application.Quit
4. Como você pode observar, com a primeira instrução é possível imprimir o documento aberto, a segunda impede que o aplicativo seja fechado enquanto o documento não tenha sido totalmente enviado para a fila de impressão e a última fecha o Word.
5. No menu do editor do Visual Basic, selecione Arquivo » Fechar e voltar ao Microsoft Word.
6. Para ter certeza de que a macro será executada, é necessário selecionar um nível baixo de segurança de macros. Para isso, volte em Ferramentas » Macro » Segurança,  e opte pela alternativa "baixo".
Lembre-se de que, se você o ajusta ao nível baixo, estará dando permissão para que seja executada qualquer macro associada ao documento, e isto é um perigo potencial no que diz respeito a um tipo de vírus, portanto, é muito importante que você disponha de um antivírus atualizado.
7. Por último, guarde e feche o documento.

Falta apenas programar uma tarefa para que, por exemplo, imprima o documento do Word todas as sextas-feiras às 21:00 horas. Supondo que você tenha o Windows XP (clique para ver a próxima página):

++++

1. No menu iniciar do Windows selecione Todos os programas » Acessórios » Ferramentas do sistema » Tarefas agendadas.

2. Clique duas vezes em Adicionar tarefa agendada. Esta operação iniciará um assistente que lhe ajudará a criar a tarefa.

3. Clique no botão Avançar do assistente e poderá ver uma lista de aplicativos disponíveis para sua execução agendada. Escolha Microsoft Word ou, no caso de não encontrá-lo na lista, clique no botão Procurar e indique o caminho a seguir para localizar e selecionar o arquivo WINWORD.EXE. Uma vez selecionado o aplicativo a ser executado, clique no botão Avançar.

4. Neste passo do assistente você poderá indicar como se chamará a tarefa e a freqüência de execução (diariamente, semanalmente, etc.). Escolha a opção Semanalmente e clique em Avançar.

5. Estabeleça a hora de início da impressão às 21:00 horas e marque o dia ou dias da semana nos quais a tarefa será executada, por exemplo, sexta-feira e clique em Avançar.

6. Digite seu nome de usuário (aparece automaticamente) sua senha e confirme. Clique no botão Avançar.

7. Para finalizar, o assistente lhe informará que a programação foi concluída. Escolha a opção Abrir propriedades avançadas desta tarefa quando clicar em Finalizar. Clique no botão Finalizar.

8. Uma caixa de diálogo lhe mostrará como a tarefa está configurada. Para que o Word imprima o documento você terá que indicar onde está armazenado, como se chama e, além disso, o nome da macro que lançará sua impressão. Supondo-se que o documento se chama Fatura.doc e está armazenado em  C:\, você terá que modificar a caixa de texto Executar, que contém algo semelhante a isto:

"C:\Documents and Settings\All Users\Menu Iniciar\Programas\Microsoft Word.lnk" Coloque o cursor no final desta linha e, deixando um espaço em branco depois das aspas, digite c:\Fatura.doc /mimprimir. Para evitar que a macro não funcione, coloque um nome curto no arquivo a ser impresso e, de preferência, deixe-o no C:\. E não esqueça da extensão do arquivo - no caso ".doc", nem do espaço entre a extensão e a barra invertida.

Lembre-se de que imprimir era o nome da macro definida no documento. O parâmetro /m é utilizado para que o Word execute a macro indicada depois.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail