Home > Notícias

Julho registra recorde: mais de 14 mil sites de phishing encontrados

Sites de golpes virtuais atingiram 14.191 em julho, informa o Anti-Phishing Working Group

Por Jeremy Kirk para o IDG Now!*

11/09/2006 às 10h12

Foto:

Sites de golpes virtuais atingiram 14.191 em julho, informa o Anti-Phishing Working Group

O número de sites de phishing - páginas fraudulentas que buscam conduzir o internauta a fornecer dados bancários online - atingiu 14.191 em julho, revelando um crescimento de 18% em relação a maio desde ano, informou o Anti-Phishing Working Group (APWG), nesta segunda-feira (11/09).

Os sites falsos ainda registraram a falsificação de um número recorde de 154 marcas para ludibriar os internautas - número 20% maior em relação a junho e 12% superior ao volume registrado em maio, diz o APWG.

Os dados mais recentes mostram que os criminosos online estão diversificando seu trabalho para mirar instituições financeiras de pequeno porte, provedores de acesso à internet e até agências de serviços públicos. Entretanto, o setor financeiro ainda é o principal alvo dos sites de phishing, sendo tema de mais de nove entre dez sites falsos.

A sofisticação técnica dos ataques de phishing também tem aumentado. Segundo a APWG, 1.850  sites deste tipo tentaram provocar o download de vírus do tipo cavalo-de-tróia usados pata coletar informações pessoais dos internautas e ainda baixar outros programas maliciosos nas máquinas infectadas.

O relatório destaca que a empresa de segurança Websense detectou kits de ferramentas para criação de sites de phishing vendidos em web sites russos por valores que variavam de 20 a 300 dólares.

Na avaliação regional, os Estados Unidos ainda hospedam quase 30% de todos os sites de phishing, seguidos pela Coréia do Sul (13%) e pela China (12%), detalha a APWG.

*Jeremy Kirk é repórter do IDG News Service, em Londres.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail