Home > Notícias

Disco óptico armazena DVD e HD DVD em três camadas

Toshiba e Memory-Tech desenvolvem disco óptico de três camadas que pode ser lido tanto em equipamentos de DVD como HD DVD

Por Martyn Williams, para o IDG Now!*

11/09/2006 às 14h14

Foto:

Toshiba e Memory-Tech desenvolvem disco óptico de três camadas que pode ser lido tanto em equipamentos de DVD como HD DVD

A Toshiba e a Memory-Tech desenvolveram um disco óptico de três camadas que pode ser lido tanto em equipamentos de DVD como de HD DVD.

O disco permitirá que a indústria cinematográfica empacote filmes tanto na definição padrão (SD) como em alta definição (HD) na mesma mídia. Isto significa que os consumidores não terão de comprar os mesmos filmes quando atualizarem seus equipamentos para o padrão HD DVD.

As duas companhias desenvolveram previamente um disco óptico de duas camadas para armazenar filmes em DVD e HD DVD que já estão disponíveis no Japão. A adição de uma terceira camada de gravação permite que sejam gravados na mídia outros conteúdos nos formatos padrão ou de alta definição.

Cada camada do disco óptico é capaz de armazenar cerca de duas horas de conteúdo no formato padrão e quatro horas no formato de alta definição, sendo este último comprimido no padrão MPEG4 AVC.

Antes de ser comercializada, a nova mídia deve ser aprovada pelo DVD Fórum. A Toshiba vai apresentar a documentação necessária em breve e aguarda aprovação até o final deste ano, informou Yuko Sugahara, porta-voz da companhia em Tóquio. Se o procedimento for bem-sucedido, o novo disco óptico deve ser oferecido comercialmente no início de 2007.

*Martyn Williams é editor do IDG News Service, em Tóquio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail