Home > Notícias

Polícia Federal começa operação para prender quadrilha de crackers

A Polícia Federal começou operação para prender mais de 120 pessoas acusadas de crimes de web em GO, DF, SP e MG

Por Redação do IDG Now!

12/09/2006 às 14h45

Foto:

A Polícia Federal começou operação para prender mais de 120 pessoas acusadas de crimes de web em GO, DF, SP e MG

A Polícia Federal começou, na manhã desta terça-feira (12/09), a Operação Replicante para prender mais de 120 pessoas acusadas de crimes de internet em Goiás, Distrito Federal, São Paulo e Minas Gerais.

De acordo com a Polícia Federal, serão cumpridos mais de 120 mandados entre prisões e busca e apreensão. Participam da operação mais de 300 policiais.

Os mandados de prisão, busca e apreensão foram expedidos pela 11ª Vara da Justiça Federal em Goiás, onde está a base da quadrilha.

O objetivo é combater organização criminosa especializada em invadir contas bancárias por meio da internet. A operação acontece nos Estados de Goiás, Tocantins, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

As investigações tiveram início há um ano e desdobram-se em uma seqüência de operações que a Polícia Federal vem realizando para combater este segmento de crime desde o ano 2000: Operação Cash Net (2001), Cavalo de Tróia I (2003), Cavalo de Tróia II (2004), Pégasus e Pégasus II (2005).

A Operação Replicante está focada na prisão de programadores que difundem os programas utilizados para roubos de senhas e dados de contas bancárias, geralmente trojans ou cavalos-de-tróia e que criam falsos sites na internet, normalmente clone de sítios oficiais.

A atividade é conhecida no mundo virtual como phishing. É bom lembrar que, em nenhum momento em todas as operações, constatou-se o ataque direto ou quebra da segurança do sistema bancário.

A operação também visa a reprimir usuários que difundem os programas e que chegam a passar milhares de e-mails por dia e, carteiros ou "cartãozeiros" que fazem a parte operacional na arregimentação de contas e cartões de laranjas e no pagamento de boletos via internet em contas de terceiros.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail