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Entenda o comportamento estranho do seu PC

O seu computador também tem momentos ruins e pode exibir, sem mais nem menos, tela azul e falhas nos dispositivos de entrada. Aprenda a driblar estes imprevistos

Jeff Bertolucci e Tom Spring - PC World (EUA)

12/09/2006 às 10h55

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O seu computador também tem momentos ruins e pode exibir, sem mais nem menos, tela azul e falhas nos dispositivos de entrada. Aprenda a driblar estes imprevistos

A tela fica azul e exibe algumas linhas de texto no alto?

Parabéns. Você acaba de conhecer a famigerada “tela azul da morte” (Blue Screen of Death - BSOD) do Windows. As mensagens de erro enigmáticas (“STOP: 0x0000021a Fatal System Error”, por exemplo) que surgem parecem não ser muito úteis. Mas, às vezes, você pode obter informação esclarecedora sobre o erro ao fazer uma busca da mensagem na internet (em um PC em bom estado, claro).

Anote o código Stop Error que aparece (10 dígitos, começando com o número zero e a letra x). Para decodificar a mensagem, vale visitar o endereço de mensagem de erro da PC World ou utilizar uma ferramenta de busca. 

Mas, e se o Windows reiniciar assim que o chamado Stop Error surgir? Algum gênio achou que seria uma boa idéia o Windows XP fazer isso automaticamente sempre que pifa. Obviamente, esse engenheiro nunca imaginou uma situação em que a pane ocorre durante a seqüência de boot. Para usuários do XP, isso significa que o computador entra em um loop interminável de pane, reboot, pane novamente – e você nunca pode ver o código de erro, que o ajudaria a descobrir o que está acontecendo. Felizmente, existe uma correção fácil:

1)Inicialize no Modo seguro (pressione F8 logo após o auto-teste de BIOS e escolha Modo de segurança no menu).

2)Clique com o botão direito do mouse em Meu Computador, escolha Propriedades, clique na guia Avançado

3)Depois clique no botão Configurações sob Inicialização e Recuperação.

4)Desmarque a caixa de seleção ao lado de Reiniciar automaticamente e clique em OK.

O Windows ou um aplicativo falha com freqüência?

O primeiro passo é anotar as ações realizadas antes da pane. Escreva a seqüência de eventos e o conteúdo de mensagens de erro ou caixas de diálogo e depois vá diretamente ao site do fabricante do software. Talvez já exista um patch ou uma atualização para o programa capaz de resolver o problema. Caso contrário, você pode buscar uma solução na base de conhecimento do fornecedor (ou realizar uma busca sobre o nome e os sintomas do produto na internet).

Logs de eventos do Windows registram detalhes sobre muitas panes do sistema e de aplicativos. Clique com o botão direito do mouse em Meu Computador e escolha Gerenciar. Expanda Visualizar Eventos no painel esquerdo e clique em Aplicativo (na maioria dos PCs  com Windows XP, Visualizar mantém três logs: Aplicativo, Segurança e Sistema). Qualquer entrada de log repetitiva recente com um X vermelho do lado significa que o Windows registrou um problema sério.

Se você der um duplo clique na entrada do log, aparecerá uma caixa de diálogo Propriedades do Evento com mais informação, embora talvez seja difícil deduzir o significado de uma entrada. Se você não conseguir decifrar os códigos, pode usar o próprio banco de dados Event ID da Microsoft. Outra opção é o endereço http://eventid.net, site em inglês onde os usuários postam suas próprias experiências – e soluções – para localizar a origem de um problema (saiba mais no quadro Desvendando IDs de eventos). Uma assinatura de três meses, que proporciona acesso a soluções detalhadas e outras informações úteis, custa 9 dólares.

Desvendando IDs de eventos

IDs (números de identificação) de eventos informam o que causou um problema observado em Event Log do Windows, mas os códigos quase sempre são enigmáticos. O endereço eventid.net mostra o que está acontecendo realmente. Entre o número no formulário do site. Você será levado a uma página onde pode ver o que outros usuários postaram sobre o problema, junto com sugestões de soluções.

O software parece ter vontade própria?

Se sua home page está sempre mudando, os anúncios de pop-up aparecem quando o navegador está fechado ou ícones surgem misteriosamente na área de trabalho, provavelmente o computador está infectado por algum tipo de malware (programa nocivo), como spyware ou vírus. Para começar, faça uma varredura. Se você não tem software antivírus instalado (o que está esperando?), experimente o serviço gratuito Housecall da Trend Micro, que verifica vírus e spyware. Quem já possui uma ferramenta antivírus, mas quer um exterminador de programas espiões gratuito, deve visitar www.pcworld.com.br/windowsdefender e baixar o Microsoft Windows Defender (ex-Microsoft Windows AntiSpyware).

Depois que o PC estiver limpo, verifique se os patches e as configurações de segurança do sistema operacional estão atualizados. O Microsoft Baseline Security Analyze (para baixar, clique aqui)é um programa gratuito que mostra quais patches do Windows faltam e quais configurações precisam ser alteradas. 

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Os dispositivos de entrada falham?

Para  problemas com teclado, mouse ou outro dispositivo de entrada wireless, a primeira medida é verificar a bateria. Caso seja recarregável, dê tempo ao dispositivo para recuperar as forças e reinicialize o PC. E se o dispositivo é cabeado ou a bateria não é a causa do problema? Use o assistente de diagnóstico do Windows para dispositivos de entrada: clique em Iniciar/Painel de Controle (na visão por categoria, clique em Iniciar/Painel de Controle/Impressoras e outros itens de hardware) e selecione Mouse ou Teclado.

Em seguida, clique na guia Hardware e depois no botão Solucionar Problemas. Além disso, a ferramenta de diagnóstico DirectX pode aprovar ou reprovar um dispositivo de entrada: clique em Iniciar/Executar, digite dxdiag e depois clique em OK. Selecione a guia Entrada para os resultados do teste em todos os seus dispositivos dessa categoria.

Se nem a ferramenta de diagnóstico, nem o DirectX apontarem uma solução e você tiver (ou puder obter) um mouse ou teclado PS/2 padrão, faça isso; depois vá ao site do fabricante e baixe um novo driver para o dispositivo trôpego.

O PC ficou silencioso?

Certifique-se de que as caixas de som do computador estão ligadas e apropriadamente conectadas. Ative o controle de Volume do Windows (vá a Iniciar/Todos os Programas/Acessórios/Entretenimento/Volume) e veja se a caixa de seleção denominada Sem áudio está selecionada. Para resolver isso, basta desmarcar a caixa. O problema persiste? Descubra se a fonte de som correta está em uso (alguns computadores têm mais de um dispositivo de áudio).

No ícone de Volume (que fica ao lado do relógio do Windows), selecione Opções/Propriedades e certifique-se de que o item listado no menu drop-down Dispositivo do Mixer é sua fonte de som.  Outras opções a considerar: seus fones de ouvido ou alto-falantes estão plugados na porta correta? O cabo de áudio está frouxo ou o conector de áudio entortou? Se você ouvir um som intermitente ao sacudir o conector enquanto ele está plugado, o conector no fone de ouvido ou o cabo do alto-falante provavelmente está ruim.

Se a tomada de áudio balança quando o usuário remove ou insere um plugue, a tomada na traseira do PC pode estar quebrada; neste caso, a única solução é uma nova placa de som (desde que você tenha um slot disponível onde instalá-la) ou uma nova placa-mãe. Caso tenha instalado hardware ou software pouco antes deste problema começar a acontecer, talvez precise recarregar seus drivers de som. Procure atualizações no site do fabricante da placa de som ou no Windows Update.

Tudo fracassou?

Experimente o recurso de Restauração do Sistema, que vem com o Windows XP, para retornar sua máquina a uma configuração funcional anterior. Selecione Iniciar/Todos os Programas/Acessórios/Ferramentas do Sistema/Restauração do Sistema e escolha Restaurar o Computador mais Cedo. O Windows cria pontos de restauração automaticamente (no mínimo um por dia). Se a restauração do sistema der certo (o que nem sempre acontece), você poderá voltar o computador a um momento em que ele funcionava apropriadamente.

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