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Pane na rede? Resolva!

Banda larga, rede externa e wi-fi às vezes não conectam nem após várias tentativas. Conheça outros métodos além de reinicializar as redes.

Jeff Bertolucci e Tom Spring – PC World (EUA)

12/09/2006 às 12h23

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Banda larga, rede externa e wi-fi às vezes não conectam nem após várias tentativas. Conheça outros métodos além de reinicializar as redes.

Seu PC ou periférico vê a rede?

Se a conexão de banda larga não estiver funcionando (DSL ou cable modem às vezes perdem a conexão, resultando em um link de internet morto), reiniciar o modem costuma resolver o problema. Desligue o dispositivo ou desconecte-o da tomada e depois ligue-o novamente. Você tem algum hardware de rede, como um roteador ou hub, conectado ao modem? Reinicie esse dispositivo também, mas só depois do modem.

A impressora conectada em rede não funciona?

Primeiro, certifique-se de que a impressora está compartilhada. Vá a Iniciar/Painel de Controle (ou, na visão por categoria, clique em Iniciar/Painel de Controle/Impressoras e Outros Itens de Hardware) e selecione Impressoras e Aparelhos de Fax.

Clique com o botão direito do mouse na impressora que você quer compartilhar e depois clique em Compartilhamento. Selecione para a opção compartilhar e digite o nome da impressora. Outra possível explicação: a impressora está conectada a um PC em rede que foi desligado.

A solução óbvia é deixar esse computador ligado o tempo todo. Ou reduzir sua conta de energia e comprar um servidor de impressão que conecta a impressora diretamente à rede. Saiba mais em Como eu compartilho uma impressora?

A conexão do PC com a rede está devagar, quase parando?

Se a rede está lenta demais ou parou de funcionar, experimente rodar o recurso de correção de rede do Windows XP. Vá a Iniciar/Ajuda e Suporte e, sob Escolha um Tópico de Ajuda, clique em Rede e a Web, selecione Rede e Corrigindo Problemas da Rede ou da Web e, por fim, escolha Solução de Problemas de Rede Doméstica ou de Pequena Empresa. O diagnosticador faz uma série de perguntas para ajudar a detectar o problema e, à medida que você avança, ele executa um programa para tentar localizar a origem da pane.

A ferramenta raramente descobre alguma coisa que você mesmo não poderia ter imaginado, mas, mesmo assim, vale a pena usá-la como ponto de partida, só para garantir que você não deixou passar nada óbvio.

O notebook faz várias tentativas até conectar ao roteador Wi-Fi?

Primeiro, verifique se a rede não está obstruída com outros dados. Há dispositivos conectados à rede fazendo streaming de música ou vídeo de uma parte da casa ou empresa para outra? Essa atividade talvez faça o notebook demorar a conectar, o que você pode testar desligando o dispositivo em questão temporariamente. A causa também pode ser interferência de freqüência de rádio.

O utilitário NetStumbler ajuda a diagnosticar o problema. O software (veja o quadro Diagnóstico de Wi-Fi com NetStumbler) verifica fontes de interferência de sinal, que podem ser um aparelho doméstico próximo, como um forno de microondas ou um telefone sem fio. O NetStumbler também pesquisa outras redes locais sem fio na sua área que talvez usem o mesmo canal do roteador.

A faixa de 2,4 GHz tem três canais não-conflitantes – 1, 6 e 11 – e você vai querer escolher o canal menos povoado dos três. Além disso, verifique a força do sinal wireless do notebook (placas Wi-Fi normalmente colocam um ícone ilustrando a força do sinal na bandeja do sistema). Se possível, mova o portátil mais para perto do transmissor wireless para obter um sinal mais forte. Um sinal fraco pode ser resultado de obstruções na casa. 

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Diagnóstico de Wi-Fi com o NetStumbler

O NetStumbler pode dizer se interferência de rádio está afetando seu gateway Wi-Fi. Observe as leituras de ruído (SNR). Um alto nível de ruído, indicado por um número baixo na coluna SNR, pode ser causado por outro gateway wireless próximo usando o mesmo canal Wi-Fi. 

A conexão Wi-Fi parece mais lenta?

Vizinhos podem pegar carona na sua rede e usar a conexão à internet sem seu consentimento. Solução: ative a segurança do gateway Wi-Fi. Isso envolve várias tarefas, incluindo mudar a senha padrão fornecida pelo fabricante do equipamento e habilitar criptografia WPA Pre-Shared Key.

Essas medidas de segurança variam de acordo com o fabricante do hardware. Você encontrará boas instruções para os gateways mais populares no serviço GetNetWise.

Também deve atualizar as opções de segurança disponíveis fazendo um upgrade do firmware nos seus dispositivos wireless no site do fabricante.

O firewall gera conflitos?

Um dos principais responsáveis pela proteção do computador, às vezes o firewall exagera e bloqueia um programa legítimo necessário para acessar a internet. Talvez você tenha clicado sem querer em Keep blocking this program (mantenha esse programa bloqueado), no Windows Firewall, ou Block (se você usa o firewall ZoneAlarm) na primeira vez que rodou o aplicativo.

Para corrigir isso no firewall do Windows, selecione Iniciar/Executar, digite wscui.cpl na caixa de diálogo Abrir e clique em OK. Selecione Windows Firewall, escolha a guia Exceções e depois clique em Adicionar Programas. Escolha o aplicativo que você deseja desbloquear na lista ou clique em Procurar para localizá-lo.

No ZoneAlarm, dê um duplo clique no ícone ZA na bandeja do sistema, selecione Program Control do lado esquerdo da janela e escolha a guia Programs. Role a lista até encontrar o software que deseja usar e, se vir algum ícone com X vermelho ao lado, clique e escolha Allow no menu drop-down.

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