Home > Notícias

Samsung lança chip de 40 nanômetros que armazena até 64 GB

Chip de 32 Gigabits para cartões de memória pode gravar até 64 Gigabytes de dados, ou 40 filmes

Por Dan Nystedt, para o IDG Now!*

12/09/2006 às 10h46

Foto:

Chip de 32 Gigabits para cartões de memória pode gravar até 64 Gigabytes de dados, ou 40 filmes

A Samsung anunciou seu primeiro chip de 40 nanômetros, com 32 Gigabits de memória NAND flash, que pode ser usado em cartões de memória, possibilitando o armazenamento de até 64 Gigabytes, equivalente a 40 filmes.

O último passo dado na fabricação de chips cada vez menores traz a Samsung à frente da produção, ultrapassando a Intel, que anunciou chips construídos com 45 nanômetros (um nanômetro equivale a um milionésimo de milímetro).

Os chips ainda possuem a sétima geração de memórias NAND flash, como prometido pela empresa que dobraria a capacidade deste tipo de memória a cada ano.

Os avanços são essenciais para os consumidores da indústria eletrônica. Usuários procuram cada vez mais dispositivos menores e com mais funções, como celulares com câmera e música. A demanda de mais capacidade de armazenamento para fotos, vídeos e outros arquivos cresceu rapidamente nos últimos anos e analistas esperam que a tendência continue.

A técnica de produção de chips de 40 nanômetros é a chave para a construção de dispositivos menores, mais eficazes e mais baratos. Normalmente, quanto mais transistores existirem e quanto mais perto eles estiverem, melhor é o desempenho do chip.

A empresa ainda revelou uma nova técnica de design, a Charge Trap Flas (CFT), que permite diminuir as características de um chip NAND a 20 nanômetros, com 256 Gigabytes.

A Samsung lançou ainda um novo chip para drives híbridos, uma espécie de HD para laptops que utilizam a tecnologia NAND flash, com o objetivo de aumentar a memória e reduzir o consumo de energia.

O novo chip suporta 4 Gigabytes de armazenamento de dados e aumenta a velocidade enquanto prolonga a duração da bateria.

Os chips serão comercializados em novembro. Além da Samsung, empresas como Intel e Seagate Technology também investem em drives híbridos para laptops.

*Dan Nystedt é editor do IDG News Service, em Taipei.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail