Home > Notícias

Dell descarta vPro e anuncia primeiros desktops com chips AMD

Companhia desenvolve pacote próprio de aplicações corporativas que rivaliza com vPro e lança primeirs desktops com chips da rival AMD

Por Ben Ames, para o IDG Now!*

13/09/2006 às 11h40

Foto:

Companhia desenvolve pacote próprio de aplicações corporativas que rivaliza com vPro e lança primeirs desktops com chips da rival AMD

A Dell se afastou da parceira de longa data com a Intel, lançando um desktop que "esnoba" a plataforma corporativa vPro e dois outros que usam processodores da rival AMD.

A Dell ainda oferecerá os seus novos desktops Dimension E520 e XPS 210 com a escolha dos chips Pentium D ou Core 2 Duo, da Intel, disse a companhia nesta terça-feira. Mas, pela primeira vez, a Dell oferecerá uma escolha com os chips Athlon e Sempron dentro dos seus modelos Dimension E521 e C521.

Para o seu novo desktop corproativo Optiplex 745, a Dell revelou que desenvolveu um pacote de tecnologias corporativas ao invés de usar a plataforma vPro. A Intel vem registrando fortes vendas nos últimos anos graças a pacotes que integram software e hardware, como a plataforma para redes sem fio em notebooks Centrino.

A companhia lançou o vPro em setembro como um esforço para expandir sua estratégia para os desktops corporativos.

A companhia não descartou a opção de integrar o pacote da Intel a desktops futuros, mas disse que esperará que o vPro se torne maduro antes.

"Continuaremos a trabalhar com a Intel para ajudá-los a refinar a tecnologia", disse o chief technology office da Dell Kevin Kettle. "Ainda existe trabalho a ser feito para levar a tecnologia como valor fundamental e forte para nossos clientes".

Competidores da Dell, como a HP e Gateway, lançaram desktops com vPro na última semana, forçando alguns analistas a se questionarem por que a Dell está fora dos lançamentos mesmo com uma relação tão próxima com a Intel.

A resposta veio com a revelação de que a Dell está montando seu próprio pacote corporativo. O OptiPlex 745 da empresa tem melhorias na segurança e facilita o gerenciamento de TI enquanto reduz o consumo de energia. Estas são as mesmas vantagens apresentadas pelo vPro, e sistemas Dell até mesmo usam componentes similares, como o processador Core 2 Duo da Intel e o chip de segurança TPM.

A diferença é que a Dell escolhe e integra as peças restantes, obtendo maior controle sobre o produto final. Em outubro, a Dell adicionatá seu módulo próprio Client Managar no sistema, permitindo que diretores de TI remotamente resolvam problemas de milhares de usuários a partir de uma única máquina, assim como a Intel faz com sua tecnologia Active Management Technology.

Da mesma forma, a Dell escolheu seu próprio parceiro de segurança e proteção de senhas, usando a Embassy Trust Suite, da Wave Systems.

A Dell venderá o OptiPlex 745 com chip Core 2 Duo E6300 por 899 dólares. O XPS 210 custará 1.190 dólares com um pacote avançado de entretenimento.

O Dimension E520 e o E521 começarão a ser vendidos nesta quarta-feira por 719 dólares e 329 dólares, ambos com o Windows XP Media Center, processadores de núcleo duplo e opções de multimídia.

No Brasil, a companhia venderá o Dimension C521, que poderá usar os chips Sempron, Athlon 64 e Athlon 64 X2, com preço inicial de 1.049 reais a partir do dia 22 de setembro.

Ben Ames é repórter do IDG News Service, em Boston.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail