Home > Notícias

Nintendo promete lançamento do console Wii no Japão para dezembro

Nintendo anuncia que console chegará ao Japão no dia 2 de dezembro com preço sugerido de US$ 212 e acompanhado por 16 jogos

Por Martyn Williams, para o IDG Now!*

14/09/2006 às 11h13

Foto:

Nintendo anuncia que console chegará ao Japão no dia 2 de dezembro com preço sugerido de US$ 212 e acompanhado por 16 jogos

A Nintendo lançará seu aguardado console Wii no Japão no dia 2 de dezembro, disse o presidente da companhia Satoru Iwata em uma conferência de imprensa em Tóquio nesta quinta-feira.

O console custará 25 mil iênes (equivalente a 212 dólares), cifra consideravelmente menor que os 59,8 mil iênes anunciados pela Sony como preço do PlayStation 3, que chegará às lojas no dia 11 de novembro.

O executivo não revelou datas para o lançamento mundial do console.

Além do PlayStation3, o Wii enfrentará no mercado de consoles de próxima geração o XBox 360, da Microsoft, que já está no mercado há um ano e foi bem recebido por gamers na Europa e nos Estados Unidos.

As inovações da companhia no Wii têm em seu controle, que parece com um controle remoto, seu principal destaque. O aparelho conta com sensores de movimento e se conecta por wireless com o console para que possa ser balançado como um taco de baseball ou atirado como a isca de uma vara de pescar. A idéia por trás do controle é que qualquer um pode usá-lo.

O lançamento japonês contará com 16 games, com a expectativa de a Nintendo fechar o ano com 22 títulos disponíveis, disse Iwata, com destaque para "Wii Sports", pacote que inclui boxe, tênis, boliche e baseball, e a estréia da série Zelda no console, com o game "Zelda: Twilight Princess".

A Nintendo também permitirá o download de games clássicos para outros consoles, a partir de uma biblioteca formada por parcerias com empresas como Famicon, Eletronic Arts e Namco que será acessada pelo Wii Channel.

O Wii CHannel também oferecerá informações, serviço de mensagens instantâneas e acessará a internet pelo navegador Opera e faz parte do esforço da Nintendo em aumentar o escopo do novo console.

Para a Nintendo, a função torna o Wii presente na vida dos usuários para tarefas cotidianas, não apenas para games, que poderão desfrutar de games antigos, notícias e internet a partir do aparelho.

*Martyn Williams é editor do IDG News Service, em Tóquio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail