Home > Notícias

Toshiba planeja lançar novo gravador de HD-DVD nos Estados Unidos

A Toshiba irá apresentar a segunda geração de HD-DVD nos Estados Unidos, acirrando a briga com o formato rival de gravação por Blu-Ray

Por Martyn Williams, para o IDG Now!*

15/09/2006 às 15h14

Foto:

A Toshiba irá apresentar a segunda geração de HD-DVD nos Estados Unidos, acirrando a briga com o formato rival de gravação por Blu-Ray

A Toshiba planeja lançar em breve sua segunda geração de gravadores de HD-DVD a venda nos Estados Unidos.

A companhia japonesa iniciou sua batalha pelo mercado de alta definição ainda neste ano, quando lançou sua primeira geração de produtos HD-DVDs para venda. Este lançamento foi acompanhado do produto da Samsung, no formato rival, o Blu-Ray.

Ambos os formatos usam discos ópticos com o mesmo tamanho de CDs e DVDs, mas o raio azul usado é capaz de armazenar muito mais arquivos em suas mídias. O Blu-Ray e o HD-DVD são incompatíveis entre si e diferentes empresas investem em cada formato em busca da preferência dos consumidores.

Até agora, usuários parecem estar reagindo com calma em relação à guerra de formatos, esperando um indicativo claro do vencedor antes de preferir um formato.
Mais caro entre os dois novos gravadores da Toshiba, o HD-XA2 contém novas características, como maior qualidade de imagem, dependendo da TV.

A novidade gera imagens com 1080p, que é o maior padrão de qualidade de imagem disponível, além de também possuir a última versão da interface  HDMI (high-definition multimedia interface), o que permite um aumento no número de cores nas imagens.

O HD-A2 estará à venda em outubro nos EUA por 500 dólares e o HD-XA2 irá ao mercado em dezembro pelo preço sugerido de 1.000 dólares, segundo a empresa.

Isso significa que não haverá mudança no preço do modelo mais barato de HD-DVD da Toshiba, mas um aumento de 200 dólares no preço do atual produto comercializado, o HD-XA1, que custa atualmente 800 dólares.

*Martyn Williams é editor do IDG News Service, em Tóquio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail