Home > Notícias

Phishing scam usa falsa notícia do IDG Now! para infectar micros

Mensagem alertando para invasão de servidores de universidades brasileiras esconde cavalo-de-tróia que rouba senhas, segundo McAfee

Por Daniel Santos, editor da PC World

18/09/2006 às 10h35

Foto:

Mensagem alertando para invasão de servidores de universidades brasileiras esconde cavalo-de-tróia que rouba senhas, segundo McAfee

Se você receber um e-mail com o texto “IDG Now: Hackers invadem servidores das principais universidades brasileiras e publicam gabaritos” no campo de assunto, apague.

Trata-se de mais um golpe virtual, com o objetivo de instalar programas nocivos. O texto traz uma notícia que não foi publicada pelo site e links para “páginas desfiguradas por hackers”.

Ao clicar nos links apresentados, o internauta é convidado a baixar arquivos que, ao serem executados, instalam cavalos-de-tróia (programas utilizados para roubo de informações) como PWS-Banker.gen.ac e PWS-Banker.dldr.

Segundo Patrícia Pegoraro Ammirabile, analista de segurança do laboratório AVERT, da McAfee, o criador da ameaça utilizou variantes já conhecidas dessa família de ameaças e alterou alguns componentes, o que torna mais difícil a identificação por parte das ferramentas de proteção.

A família de programas nocivos PWS-Banker lidera o ranking de pragas virtuais mais ativas no Brasil desde o ano passado, com muitas variações. Para não ser atingido por essas ameaças, não clique em links suspeitos que acompanham e-mails.

Você acha que sua máquina está infectada? Instale um bom antivírus, atualize e faça uma varredura do sistema.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail