Home > Notícias

Toshiba convoca recall para trocar 340 mil baterias de notebooks

Ao contrário de Dell e Apple, Toshiba esclarece que os dispositivos dos laptops, fabricados pela Sony, podem desligar o PC de repente

Por Peter Sayer, para o IDG Now!*

19/09/2006 às 10h21

Foto:

Ao contrário de Dell e Apple, Toshiba esclarece que os dispositivos dos laptops, fabricados pela Sony, podem desligar o PC de repente

A companhia japonesa Toshiba se ofereceu para trocar 340 mil baterias de notebooks, mas disse que os dispositivos não representam perigos de incêndio. Ao invés disto, as baterias com defeito podem desligar o laptop sem motivo aparente, causando a perda do trabalho não salvo.

As baterias, feitas pela Sony, podem não ser carregadas corretamente, fazendo com que a energia seja interrompida de repente se o laptop não está conectado a uma fonte principal, disse o porta-voz da Toshiba Keisuke Ohmori.

Notícias de células de íon-lítium em baterias de notebooks que se aquecem ou pegam fogo forçaram as fabricantes Apple e Dell a convocarem recalls de segurança.

Anunciado em agosto, o recall da Dell envolveu 4,1 milhões de baterias usadas em notebooks que poderiam pegar fogo, enquanto Apple convocou 1,8 milhão de dispositivos que poderiam se superaquecer e ferir o usuário.

As baterias da Toshiba não têm risco de se incendiar, disse Ohmori. "Não existe tal perigo ou questão parecida", disse ele.

Ao invés disto, os problemas da Toshiba têm relação com um defeito nos circuitos entre as células de bateria e o computador.

O defeito é causado pela corrosão, disse o porta-voz da Sony, empresa responsável pela fabricação das baterias. Um ingrediente usado nas baterias fabricadas entre março e maio pode corroer componentes nos circuitos de carregamento dos dispositivos, disse o porta-voz Takashia Uehara.

Baterias feitas por outras fabricantes de notebooks também continham a falha, e a Sony está trabalhando com as companhias para verificar a existência do problema, disse Uehara, que se negou a dizer quantas baterias no total eram afetadas.

A troca de baterias da Toshiba atinge 10 modelos de notebooks. A companhia publicará em seu site um software em sua página que permita que clientes identifiquem se o PC é afetado ou não, disse Ohmori.

*Peter Sayer é editor do IDG News Service, em Paris.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail