Home > Notícias

Cópia da declaração de 2006 já está disponível na internet

Contribuinte com certificação digital pode recuperar cópia do arquivo da última declaração entregue e obter o número do recibo

Por Redação do IDG Now!

19/09/2006 às 15h01

Foto:

Contribuinte com certificação digital pode recuperar cópia do arquivo da última declaração entregue e obter o número do recibo

A cópia da declaração do Imposto de Renda 2006 (ano-base 2005), já pode ser acessada pela internet, no site da Receita Federal. O serviço, no entanto, só está acessível aos contribuintes com certificação digital.

Com essa tecnologia, o contribuinte pode recuperar a cópia do arquivo (backup) da última declaração entregue à Receita e obter o número do recibo, entre outros dados e informações.

A certificação digital pode ser obtida por qualquer contribuinte, de acordo com a relação das empresas certificadoras no site da Receita. Com seu e-CPF e do e-CNPJ, o contribuinte pode, por exemplo, checar o andamento da declaração do Imposto de Renda – se o documento já foi processado, em qual lote está previsto o pagamento da restituição ou ainda se caiu na malha fina.

O documento digital vai possibilitar ainda que as pendências constatadas sejam solucionadas sem que o contribuinte compareça à unidade local da Receita. Para o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, o objetivo do serviço é que a Receita troque informações e dados com os contribuintes de forma segura e ágil.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail