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Governo Federal oferece 3,2 mil pontos de VoIP até o fim de 2006

Software de tráfego de voz pela web via computador será usado para ligar pontos de presença do programa de serviço ao cidadão

Por Redação do Computerworld

20/09/2006 às 16h20

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Software de tráfego de voz pela web via computador será usado para ligar pontos de presença do programa de serviço ao cidadão

Aproximadamente 2 mil municípios ficarão interligados e poderão conversar usando um serviço de transmissão de voz pela internet (VoIP). No total, serão 3,2 mil pontos de presença que fazem parte do Programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac).

O objetivo do Ministério é oferecer uma alternativa de comunicação às famílias que não possuem linha telefônica em casa e também fortalecer a comunicação entre os usuários do Gesac e acompanhar o andamento do programa.

A iniciativa prevê também a distribuição de telefones IP, aparelhos com interface ethernet com a rede Gesac, e adaptadores de telefone analógico (ATA). Só em agosto foram entregues 525 desses aparelhos.

O projeto permitirá que regiões como a de Pernambuco, em que menos da metade das residências dispõe de telefone (segundo pesquisa nacional de amostra de domicílios – Pnad) contem com o serviço, que ficará disponível em escolas locais ou em outros lugares onde ficam os pontos do Gesac.

A instalação do software será feita pelos próprios responsáveis pelos terminais, seguindo orientações disponíveis na internet.

Para o governo, o VoIP tem estimulado as crianças a passarem mais tempo na escola, já que facilita a vida dos moradores do distrito por oferecer um meio de comunicação com familiares, assim como para o agendamento de consultas médicas.

O Gesac promove a inclusão social por meio da inclusão digital e oferta às populações dessas comunidades equipamentos, conexão à internet e a oportunidade do aprendizado da informática.

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