Home > Notícias

Panasonic lançará gravadores de Blu-Ray no Japão em novembro

Empresas anunciam modelos DMR-Bw200 e DMR-BR100 que, além de reproduzir e gravar conteúdo e alta definição, contam com HD interno

Por Martyn Williams, para o IDG Now!*

21/09/2006 às 10h58

Foto:

Empresas anunciam modelos DMR-Bw200 e DMR-BR100 que, além de reproduzir e gravar conteúdo e alta definição, contam com HD interno

A Matsushita Electric Industrial lançará dois gravadores de Blu-Ray no Japão até novembro que contam com discos rígidos internos e reproduzem conteúdo em alta definição, anunciou a companha nesta quarta-feira (21/09).

Os dois equipamentos da Panasonic são o DMR-BW200 e DMR-BR100. As máquinas são similares, com o modelo BW200 oferecendo mais que o dobro da capacidade de gravação em disco rígido que o BR100 - 500 GB do primeiro contra 200 GB do segundo.

Os modelos também oferecem funções como um conector iLink, porta Ethernet e suporte à reprodução do formato AAC a partir de cartões de memória.

Com os gravadores, é possível copiar conteúdo do disco rígido para a mídia Blu-Ray com velocidade de 4x e gravar dois programa simultaneamente, um no HD e outro no disco óptico.

As máquinas aceitam tanto os discos de gravação única BD-R como os de gravação múltipla BD-RW com capacidade de 25 GB e 50 GB.

Quando reproduzindo mídias de definição padrão, como DVD, ambos os gravadores melhorarão o sinal para que ele pareça como conteúdo de alta definição apenas se o usuário estiver usando uma interface HDMI.

Os gravadores não serão baratos. O BW200 custará cerca de 2.550 dólares e o BR100 sairá por 2.040 dólares no Japão e deverão ser vendidos a partir de 15 de novembro. Preços e datas de lançamento em outros mercados não foram divulgados.

Os modelos não são nem os primeiros gravadores de Blu-Ray a chegar ao mercado nem os primeiros a reproduzir discos comericias, mas podem ser apontados como os primeiros a suportar ambos.

Os primeiros gravadores do formato Blu-Ray começaram a ser vendidos no Japão em 2003, mas não passavam de exercícios de marketing baseados em versões anteriores do formato que não suportavam o sistema de proteção de cópia usado recentemente em discos comerciais.

A Sony também está planejando colocar o gravador Blu-Ray em venda no Japão antes do fim do ano. Poucos detalhes foram divulgados sobre o produto, que foi mostrado como protótipo na semana passada.

*Martyn Williams é editor do IDG News Service, em Tóquio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail