Home > Notícias

Diebold rebate críticas e garante que urna eletrônica é segura

A Diebold reafirma que os sistemas utilizados nas eleições norte-americanas apresentam segurança adequada contra fraudes

Por Marc Songini, do Computerworld

21/09/2006 às 17h52

Foto:

A Diebold reafirma que os sistemas utilizados nas eleições norte-americanas apresentam segurança adequada contra fraudes

Mark Radke, executivo de marketing da fabricante de urnas eletrônicas Diebold, acaba de entrar na briga em defesa do voto eletrônico. A falta de segurança deste tipo de sistema vem sendo duramente criticada nos últimos dias por Avi Rubin, professor da Universidade Johns Hopkins e juiz das eleições do estado norte-americano de Maryland.

De acordo com Radke, o sistema de votação AccuVote TS, da Diebold, suporta senhas dinâmicas, criptografia em SSL e autenticação nas duas pontas de transmissão dos resultados para garantir plena segurança à população. O executivo da Diebold também afirma que o cartão de memória utilizado nas urnas tem assinatura eletrônica, além de ser dotado de lacre inviolável.

Rubin, que critica o sistema, disse nos últimos dias que o cartão de memória que armazena os votos da população poderia ser facilmente retirado das urnas eletrônicas e trocado por outro. O juiz das eleições de Maryland também afirmou que houve falta de suporte técnico adequado e baixa performance dos dispositivos da Diebold nas eleições da semana passada.

O executivo da Diebold reconheceu que a performance do AccuVote TS ficou abaixo das expectativas devido a um problema técnico, que reiniciava o sistema das urnas de forma inesperada e com frequência. "Esse foi um problema menor e que já foi devidamente corrigido", afirmou Radke.

Rubin vem criticando os sistemas de votação eletrônica há anos. Em 2003, o professor da Universidade Johns Hopkins fez um estudo criticando a segurança do sistema AccuVote TS. O estudo acabou gerando o livro "Brave New Ballot: The Battle to Safeguard Democracy in the Age of Electronic Voting", publicado em agosto de 2006.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail