Home > Notícias

Microsoft planeja oferecer versões gratuitas de softwares na internet

A Microsoft está planejando oferecer versões gratuitas na web de seu processador de texto e de sua planilha de cálculo

Por Redação do IDG Now!

22/09/2006 às 15h02

Foto:

A Microsoft está planejando oferecer versões gratuitas na web de seu processador de texto e de sua planilha de cálculo

As versões online dos programas não terão muitos dos recursos disponíveis no pacote completo de aplicativos Office, de acordo com notícia publicada pela BBC. Apesar de gratuitos, a Microsoft planeja que os custos sejam pagos com a venda de publicidade.

Os softwares gratuitos que a Microsoft planeja oferecer na internet devem ser baseados no pacote Microsoft Works, que são instalados em computadores de baixo custo.
Não foram fornecidos detalhes de quando os novos softwares serão oferecidos, mas a Microsoft informou que está considerando novas formas de distribuição e pagamento.

A mudança de estratégia da Microsoft reflete um aumento de concorrênca do Google, que oferece de forma gratuita, na internet, programas de texto, planilhas e calendários.

Os especialistas analisam que há uma transição das aplicações do desktop para a internet. A estratégia Windows Live, da Microsoft, é a resposta da empresa para atuar neste novo cenário dos negócios.

O pacote de aplicativos Office domina o mercado, mas a Microsoft vem sofrendo, nos últimos anos, a concorrência não só dos aplicativos de internet, como os de software livre. Todos eles gratuitos.

O Office, segundo a notícia da BBC, representa 25% da receita da Microsoft e tem uma nova versão programada para ser lançada em 2007.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail