Home > Dicas

É hora de trocar o desktop por um notebook?

Veja dicas para comprar, manter e usar com segurança um notebook

Por Redação do IDG Now!*

25/09/2006 às 15h34

Foto:

Veja dicas para comprar, manter e usar com segurança um notebook

O preço do notebook caiu, beneficiado pela “Lei do Bem” que dá isenção de PIS/Cofins para os modelos abaixo de 3 mil reais. Para o consumidor, significa que o equipamento portátil ficou mais barato e acessível.

Mas será que é a hora de comprar um notebook? A resposta não é tão simples. Para saber se vale a pena, você precisa avaliar alguns itens.

A primeira pergunta que você deve se fazer é: ter o computador em todos os lugares, no escritório ou em casa, é essencial para o seu trabalho ou lazer? É o que os especialistas chamam de mobilidade.

Pense também no seu espaço físico, caso a idéia é comprar um notebook para a sua casa. Você pretende usar o laptop em diversos ambientes ou tem problemas de espaço?

Se você responder sim para as duas questões, está na hora de pensar em adquirir um notebook. Veja algumas dicas para comprar o seu primeiro notebook ou substituir o seu modelo antigo.

Características

Há três tipos de notebooks no mercado:

1) Ultraportáteis: são finos e leves. Pesam menos de 2 quilos. São ideais para quem está o tempo todo em movimento ou fora do escritório. As baterias são otimizadas para ter alta duração e sempre contam com o recurso Wi-Fi, que permite acesso à internet.  Estes modelos têm telas consideradas pequenas (12 polegadas). Não são máquinas baratas. Você encontra modelos em uma faixa de preço que vai de 4 mil reais até 9 mil reais.

++++

2) Substituto do desktop: se você não está o tempo inteiro fora do escritório ou o notebook visa a substituir o desktop de sua casa, mas a mobilidade em algumas situações é importante, este tipo de modelo é o ideal. Eles pesam entre 2 quilos e 3 quilos e têm telas maiores que os ultraportáteis: 14 ou 15 polegadas.

Em geral, estes modelos têm melhor desempenho e você pode encontrar máquinas de baixo custo, a partir de 3 mil reais. O Wi-Fi está se transformando em um recurso padrão dos laptops, mas não se assuste se, nesta categoria, existir modelos sem ele.

3) Workstations portáteis: são máquinas para engenheiros ou para quem precisa de alto desempenho. São grandes e pesadas, têm excelente desempenho e telas grandes, que chegam até a 17 polegadas widescreen. O preço? Começam a partir de 6 mil reais.

Que notebook comprar?

Se você definiu que tipo de notebook comprar, agora precisa escolher a configuração do equipamento.

Neste caso, é necessário avaliar a memória instalada, o processador, o tamanho da tela e do disco rígido, baias para periféricos e drivers ópticos.

O site da PC World, no Brasil, conta com uma tabela que vai ajudar na sua decisão.

Segurança

O roubo de notebooks tem aumentado nas grandes cidades brasileiras. Siga algumas dicas para evitar este problema.

Áreas de risco: grandes centros comerciais e aeroportos são locais de maior ocorrência de roubos e furtos de notebooks. Na cidade de São Paulo, por exemplo, os locais mais visados são bairros como Jardins, Itaim e as regiões das avenidas Engenheiro Luís Carlos Berrini, Morumbi, Santo Amaro, Marginal Pinheiros, além dos aeroportos de Congonhas e Cumbica.

++++
Evite usar a maleta tradicional com a marca da empresa: procure carregar o equipamento em bolsas discretas como uma mochila.

Porta-malas: quando levar o notebook no carro ou pegar um táxi, o usuário deve colocar o equipamento no porta-malas antes de sair do estacionamento.

Não se desligue do notebook: muitas pessoas param para falar ao celular ou no telefone público e deixam a mala com o laptop no chão. Isso é um prato cheio para os assaltantes.

Seguro: além de tomar precauções também é possível fazer um seguro do notebook, o que costuma ser viável para máquinas novas e de alto valor.

Aprenda e tire proveito dos recursos de segurança do notebook: alguns fabricantes oferecem recursos avançados de segurança em alguns modelos, com sensores biométricos ou chips de segurança que guardam senhas e até criptografam dados do disco rígido. No caso de um furto ou mesmo se o equipamento se perca, seus dados não serão acessados.

Manutenção

Ambiente: O notebook deve ser mantido em ambiente ventilado e arejado, de preferência com temperatura entre 10°C a 35°C. É recomendável evitar locais com umidade excessiva e também fugir da incidência de luz solar.

++++
Manuseio: Não cubra ou bloqueie as aberturas de ventilação. Evite colocá-lo em superfícies não rígidas, como camas, sofás e tapetes. Isso evita o superaquecimento da máquina. Não pressione a tela LCD com dedos ou objetos pontiagudos e não deixe objetos entre o teclado e o monitor quando o notebook estiver fechado.

Bateria: É importante realizar ciclos completos de carga e descarga. Ou seja, carregue a bateria por completo – não encerre antes de atingir 100% da capacidade – e não antes que ela esteja totalmente descarregada. Remova a bateria do notebook se ele não for usado por muito tempo.

Limpeza: Evite comer ou beber perto do notebook. Nunca limpe o equipamento quando estiver ligado e, para a limpeza, use um pano macio, água e detergente não alcalino.

Transporte: Transporte o notebook com cuidado, evitando trepidações e pancadas. Escolher uma boa maleta é fundamental para proteção em caso de quedas. Procure uma maleta com alças reforçadas e cintos para manter o produto bem firme durante o transporte.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail