Home > Notícias

IBM lança linha de armazenamento para pequenas empresas

Os modelos variam de 500 GB a 25 terabytes de capacidade de armazenamento e custam quatro dólares por gigabyte

Por Camila Rodrigues, especial para a PC World

26/09/2006 às 17h57

Foto:

Os modelos variam de 500 GB a 25 terabytes de capacidade de armazenamento e custam quatro dólares por gigabyte

A IBM anunciou esta semana uma nova linha de produtos para armazenamento, chamada de DS4000 Express, voltada para o mercado de pequenas e médias empresas (SMBs).

A fabricante define como pequena e média empresa entidades com até 500 funcionários.“Há cada vez mais necessidade deste mercado em armazenar dados em discos externos”, observa Dorival Siqueira, executivo de Storage da IBM Brasil.

Os servidores podem armazenar de 500 GB até 25 terabytes, e o custo é de, aproximadamente, quatro dólares por gigabyte, afirmou Siqueira. Isso significa em torno de 4 mil reais para o modelo mais simples. “O custo por gigabyte cai conforme aumenta a capacidade do servidor”, observa.

Ele conta que em relação a servidores de grande porte, a nova linha oferece tempo de resposta um pouco inferiores: um grande servidor responde em cinco milisegundos, enquanto em uma pequena empresa o tempo chega a 15 vinte milisegundos.

Os produtos vêm com software para gerenciamento simples e inclui funções de localização de arquivos e diagnóstico de problemas no servidor. As regras para acesso às informações têm de ser definidas e aplicadas ou pelo próprio cliente ou com ajuda de uma consultoria.

Os produtos serão distribuídos por meio dos três distribuidores: Ação Informática, Ingram Micro e Officer, e das integradoras como a CPM, Ipec, Linknet e Star Company.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail