Home > Notícias

Nokia introduz telefones multimídia e serviço de recomendação de música

Em evento nos EUA, companhia apresenta N75 e N95, com câmera de 5 megapixel e Wi-Fi, além de Music Recommenders, para sugestões musicais

Por Nancy Gohring, para o IDG Now!*

26/09/2006 às 16h58

Foto:

Em evento nos EUA, companhia apresenta N75 e N95, com câmera de 5 megapixel e Wi-Fi, além de Music Recommenders, para sugestões musicais

A Nokia apresentou diversos aparelhos e também anunciou um serviço de recomendação de músicas que dá dicas sobre uma possível loja online da companhia.

Nokia N75O N75, anunciado nesta terça-feira (26/09), é o menor telefone multimídia da Nokia e será focado no mercado norte-americano. O novo aparelho tem câmera, tocador de música e acesso à internet. A Nokia vem sendo pressionada para lançar novos aparelhos atraentes nos Estados Unidos desde que anunciou em junho que irá parar de fabricar telefones CDMA, que são amplamente usados no país.

"Não descansaremos até continuarmos com nosso sucesso aqui nos Estados Unidos", disse Anssi Vanjoki, vice-presidente executivo e diretor geral da Nokia, durante um evento em Nova York. "O N75 será a ferramenta para este nosso objetivo".

A Nokia também introduziu o N95, um telefone que inclui câmera de 5 megapixels, sistema GPS com aplicações de mapas e gráficos em 3D.

O N95 operará pelas redes de banda larga WCDMA e HSDPA na Europa e Ásia, além de incluir Wi-Fi.

O telefone é baseado no software S60 e no sistema operacional Symbian, ambos da Nokia, e vem com o navegador da própria Nokia. Usuários podem inserir cartões microSD para armazenamento extra no aparelho e conectá-lo ao PC pela interface USB para transferência de dados.

O N95 deverá chegar ao mercado mundial no primeiro trimestre de 2007 por 703 dólares. Já o N75 custará entre 350 dólares e 390 dólares e deverá estar disponível até o Natal nos Estados Unidos.

Junto com os fones, a Nokia anunciou um serviço musical que se tornará disponível até o final do ano.Usuários registrados do serviço poderão navegar em seu site para ler recomendações de músicas.

A Nokia convocou 40 entusiastas de música independente trabalhando em lojas de discos ao redor do globo para atualizar o serviço, além de assinar com o músico David Bowie, que contribuirá com um texto ou podcast mensal sobre nova música descoberta por ele. Visitantes do site também poderão ouvir música e ler entrevistas com artistas.

O site será lançado primeiramente no Reino Unido e Austrália, ainda que fãs de música ao redor do mundo possam se cadastrar quando o serviço for lançado. O acesso ao site será gratuito.

Vanjoki deu dicas de que o site poderia se expandir baseado na tecnologia que a Nokia espera adquirir pela compra da Loudeye. A compra, anunciada em agosto, ainda não foi fechada, então Vanjoki afirmou não poder oferecer detalhes sobre como a tecnologia da Loudeye será relevante ao site de recomendação de nova música. O executivo chamou o anúncio da terça de "precursor" das novidades que virão.

A Nokia também introduziu edições musicais de três telefones já existentes - N70, N73 e N91. Os aparelhos incluem teclas de acesso dedicado ao player, capacidade de armazenamento adicional e novo software para tornar a sincronização mais simples.

*Nancy Gohring é editora do IDG News Service, em Dublin.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail