Home > Notícias

IDF: Intel exibe chip de 80 núcleos

Paul Otellini anunciou no discurso de abertura do Intel Developer Forum o TeraFLOP processor, chip com 80 núcleos e com capacidade para processar 1 teraflop por segundo

Mário Nagano, da PC World

26/09/2006 às 16h12

Foto:

Paul Otellini anunciou no discurso de abertura do Intel Developer Forum o TeraFLOP processor, chip com 80 núcleos e com capacidade para processar 1 teraflop por segundo

O chief executive officer (CEO) da Intel, Paul Otelini, revelou nesta terça-feira (26/09) o protótipo do chamado TeraFLOP processor, um chip com 80 núcleos capaz de romper a barreira de 1 Teraflop, ou seja, um trilhão de operações de ponto flutuante (FLOP) por segundo. Para se ter uma idéia, um processador para PCs de 2 GHz é capaz de processar, aproximadamente, dois Gigaflops (bilhões de FLOPs) por segundo.

Leia também:
Intel anuncia primeiros processadores de quatro núcleos

O TeraFLOP processor roda a 3,1 GHz e é formado por 80 células dispostas numa matriz de 8 por 10, em que cada célula possui um núcleo de processamento (ou core) equipado com um simples conjunto de instruções para processar dados de ponto flutuante. Cada célula ainda possui um roteador que conecta o núcleo a uma rede interna do chip. Este, por sua vez, interliga todas as células e permite que elas acessem a memória.

Outra novidade é um chip de memória SRAM, de 20 MB, que fica montado sobre o chip com os núcleos de processamento. Desse modo, é possível realizar milhares de interconexões, ao invés de um barramento único interligando os núcleos e a memória.

Segundo Justin Rattner, chief technology officer (CTO) da empresa, essa tecnologia combinada com os recentes avanços na área de transmissão de dados por meio de luz (tecnologia silicon photonics) atenderá aos três grandes requerimentos da chamado tera-scaling computing: processar trilhões de operações por segundo (teraOPs), transacionar com a memória e interfacear trilhões de bytes por segundo.

Por se tratar de um protótipo, o TeraFLOP não é compatível com arquitetura Intel.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail