Home > Notícias

Sharp desenvolve tela de LCD que reproduz três imagens diferentes

Tela de LCD da Sharp mostra três sinais diferentes ao mesmo tempo, separados conforme a posição de quem assiste à transmissão

Por Martyn Williams, para o IDG Now!*

27/09/2006 às 11h07

Foto:

Tela de LCD da Sharp mostra três sinais diferentes ao mesmo tempo, separados conforme a posição de quem assiste à transmissão

LCD SharpA Sharp desenvolveu uma tela de LCD (liquid crystal display) que é capaz de transmitir três imagens diferentes simultaneamente. Cada transmissão pode ser assistiada dependendo de onde o usuário localiza em relação ao dispositivo.

Pessoas à direita, à esquerda ou na frente da tela vêem diferentes imagens, graças a um dispositivo de parallax, que divide a saída de luz em três direções diferentes, disse a empresa nesta quarta-feira (27/09).

Este avanço evolui a demonstração feita pela empresa no ano passado de um LCD que mostrava duas imagens simultaneamente na mesma tela. Os aparelhos apresentados no ano passado, chamados de “dual-view” pela Sharp, já podem ser encontrados em alguns produtos comercializados, como sistemas de navegação para carros ou celulares.

Ambas as novidades foram desenvolvidas pela Sharp em sua unidade britânica, a Sharp Laboratories of Europe.

Nos sistemas de navegação de carros, a tecnologia permite que o motorista olhe para um mapa, enquanto o passageiro assiste a um DVD. Em celulares, o usuário pode ver a tela com o celular na sua frente, mas quem está ao lado não é capaz de enxergar o que está sendo exibido. A técnica é útil em uma multidão, como trens ou ambientes lotados, para que o conteúdo da tela seja protegido contra olhos curiosos.

Diferente do que ocorreu no lançamento da "dual-view" no ano passado, a Sharp não fez demonstrações da nova tela nem disse quando ela estará disponível no mercado.

*Martyn Williams é editor do IDG News Service, em Tóquio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail