Home > Notícias

Planilhas bem feitas evitam perda de dinheiro

Subestimar o ato de fazer uma planilha pode levar a erros graves. Treinamento e auditoria são fundamentais

Richard Morochove, da PC World/EUA

28/09/2006 às 12h11

Foto:

Subestimar o ato de fazer uma planilha pode levar a erros graves. Treinamento e auditoria são fundamentais

Leia também: O que acontece com quem faz planilhas mal feitas   
                       Saiba reduzir os erros de sua planilha

Programadores de software podem ser os responsáveis por grandes erros nos balanços financeiros de uma empresa. Erros em códigos-fonte muitas vezes fazem você gastar, ou perder, muito dinheiro. Mas você pode dizer: “eu nunca contratei programadores”, acertei? Se algum de seus funcionários cria uma planilha, ele está trabalhando como programador, sabia?

Fórmulas e macros são elementos de lógica criados principalmente em Excel, e automatizam o cálculo financeiro em quase todos os negócios. Pequenos empresários usam pacotes de programas de contabilidade criados por grandes companhias desenvolvedoras, como a Microsoft, Intuit ou Sage, pois não pensariam em deixar a criação de um aplicativo financeiro sob a responsabilidade de um contador, sem nenhuma prática em programação.

Entre aquelas que usam um software de planilhas para complementar as funções de seu programa da área de contabilidade, usuários de planilha s aprendem a fazê-las no dia-a-dia, sem receber nenhum treinamento especial - afinal, basta configurar uma simples lógica financeira... Será? Confira nos links  o que acontece com quem faz planilhas mal-feitas e saiba como reduzir os erros com planilhas.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail