Home > Notícias

Veja o que acontece com quem faz planilhas mal-feitas

Aprenda com os erros alheios e veja que, assim como em um software, é necessária muita atenção aos testes, treinamento e documentação de uma planilha

Richard Morochove, da PC World/EUA

28/09/2006 às 12h33

Foto:

Aprenda com os erros alheios e veja que, assim como em um software, é necessária muita atenção aos testes, treinamento e documentação de uma planilha

Infelizmente, planilhas mal-feitas já levaram a confusões financeiras. Em 2003, a financiadora de casas próprias Fannie Mãe declarou em um comunicado que havia descoberto um erro na declaração financeira do terceiro trimestre de 1,136 bilhão de dólares de diferença entre o valor declarado das ações e o valor areal. Jayne Shontell, vice-presidente da Fannie Mae para relações com investidores, explica o comunicado: “Havia erros em uma planilha usada na implementação de um novo padrão de contabilidade”.

Outro caso foi o da Eastman Kodak Company, do setor fotográfico, que teve de republicar os resultados financeiros do primeiro e do segundo trimestre de 2005, com erros de diferença de 20 milhões de dólares e de 13 milhões de dólares, respectivamente. A culpa? Uma planilha construída de forma errada calculou custo de cortes e custos com pensões especiais que já haviam sido encerradas.

Apesar de empresas com ações publicadas na bolsa de valores não anunciarem esses tipos de erros, o problema de planilhas falhas no mundo dos negócios persiste. O professor Ray Panko, da Universidade do Havaí, fez uma extensa pesquisa sobre erros de planilha, em destaque no seu site Pesquisa sobre Planilhas (em inglês).

De acordo com Panko, a maior parte das companhias usa planilhas no seu relatório financeiro, muitas delas com erros. O relatório na área de ajuste de contas, que analisou planilhas reais, mostrou erros em 94% das 88 planilhas que passaram por auditorias em sete estudos, realizados desde 1995.

Isso não quer dizer que, necessariamente, um software de planilha esteja mais sujeito a erros do que outros aplicativos. O problema é que a lógica dos cálculos e de seus resultados da primeira não são revisados com tanto rigor quanto em outros programas, porque o desenvolvimento de planilhas acaba sendo tratado sem a devida importância. Saiba como proceder em relação à sua planilha (clique aqui).

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail