Home > Dicas

Mude rápido de uma janela para outra

Saiba como acessar de forma mais rápida vários aplicativos abertos simultaneamente no Windows

Scott Dunn, da PC World/EUA

29/09/2006 às 11h15

Foto:

Saiba como acessar de forma mais rápida vários aplicativos abertos simultaneamente no Windows

janela 100x120É grande a chance de você ter várias janelas de aplicativos e pastas abertas no seu computador neste exato momento. Provavelmente passa de uma para outra pressionando <Alt>-<Tab> se suas mãos estão no teclado ou clicando em um botão na barra de tarefas se está usando o mouse. Funciona bem para um pequeno número de janelas, mas, quando diversas cópias do mesmo aplicativo estão abertas (três páginas no Internet Explorer, três janelas no mensageiro instantâneo e duas pastas diferentes, digamos), as coisas ficam mais complicadas.

O Windows aglutina os botões na barra de tarefas: você tem que clicar, ler um menu pop-up de opções e clicar novamente para ver a janela que deseja. Ou, se vários documentos estiverem abertos no seu aplicativo, você precisa mudar para o primeiro (via mouse ou teclado) e depois usar outro método do mouse ou teclado para ir ao documento certo dentro do programa.

Se o gerenciamento de janelas estiver atrasando seu trabalho, experimente estas dicas para personalizar o comportamento da barra de tarefas e o acesso a janelas, encontrando o estilo que lhe convém.

Fuja do agrupamento: Para impedir que o Windows XP agrupe botões na barra de tarefas, clique com o botão direito do mouse em um lugar vazio da barra de tarefas e escolha Propriedades. Desmarque Agrupar botões semelhantes da barra de tarefas sob a guia Barra de Tarefas e clique em OK .

Agrupe seletivamente: O agrupamento só é útil quando a barra de tarefas do XP está atulhada. Mantenha a configuração “Agrupar botões semelhantes da barra de tarefas” marcada (veja dica anterior), mas use o Tweak UI da Microsoft para que o Windows XP configure um limite. Depois de instalar o programa, inicie-o e clique no sinal de mais (“+”) ao lado de “Taskbar and Start menu” no painel esquerdo.

Depois selecione Grouping. No alto do painel esquerdo, escolha um comportamento ou estabeleça um limite que combina com seu estilo de trabalho e clique em OK.

Dividir para conquistar: Alguns aplicativos não mostram os documentos abertos como janelas separadas na barra de tarefas, o que impede você de mudar diretamente para um documento específico clicando no botão na barra de tarefas ou usando <Alt>-<Tab>.

Para uma navegação rápida no Microsoft Word, Excel e PowerPoint, escolha Ferramentas, Opções, clique na guia Exibir, certifique-se de que Windows na Barra de Tarefas está marcado e clique em OK . No Adobe Acrobat ou Reader, escolha Editar, Preferências e selecione Geral à esquerda. Marque Mostrar documentos na barra de tarefas e clique em OK.

A mudança entrará em vigor quando o programa for reiniciado. Em aplicativos do Office, o atalho de teclado <Alt>-<F4> é alterado para fechar apenas o documento corrente, não o aplicativo inteiro (a menos que só um documento esteja aberto).

No Acrobat, porém,<Alt>-<F4> ainda fecha o programa e todos os documentos abertos em uma tacada só.

Botões sob controle: Fica mais fácil acertar a mira no botão da barra de tarefas que você está procurando se usar o TaskArrange de Elias Fotinis. Com este produto gratuito, você organiza os botões na barra de tarefas na ordem que desejar.

Barra decorada: Os botões da barra de tarefas no Windows XP têm texto e ícones que ilustram sua aplicação, mas isso talvez não o ajude a encontrar uma das várias janelas abertas do navegador ou a descobrir qual das seis planilhas Excel que você está usando é a que precisa. Depois de instalar o Visual Task Tips, mantenha o ponteiro do mouse sobre um botão da barra de tarefas para ver uma representação em miniatura da janela e de seu conteúdo. Este aplicativo gratuito é inútil se você agrupa seus botões na barra de tarefas, mas pode ser razão suficiente para que você considere desagrupar seus ícones.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail