Home > Notícias

Toshiba apresenta primeiro gravador de HD-DVD para notebooks

Toshiba lançará primeiro drive de gravação de HD-DVD para laptops no Ceatec Show, que começa nesta terça-feira (03/10), no Japão

Por Martyn Williams, para o IDG Now!*

02/10/2006 às 10h56

Foto:

Toshiba lançará primeiro drive de gravação de HD-DVD para laptops no Ceatec Show, que começa nesta terça-feira (03/10), no Japão

A Toshiba irá lançar, na próxima terça-feira (03/10), o primeiro drive mais fino de HD-DVD compatível com notebooks.

O drive SD-L902A, com espessura de 12,7 milímetros, é compatível com a maioria dos laptops e poderá ler e gravar em formato de HD-DVD, DVD ou CD, disse a Toshiba, nesta segunda-feira (02/10).

O novo produto será apresentado no Ceatec Show, a maior feira de eletrônicos do Japão, que terá início nesta terça-feira (03/10). No ano passado, no mesmo evento, a Toshiba lançou o leitor de HD-DVD de modelo fino. O primeiro laptop a adotar o drive foi o Qosmio G30, que começou a ser vendido antes neste ano.

Amostras do novo gravador estarão disponíveis aos fabricantes de computador no final de 2006, e seguirão o mesmo caminho do modelo que não gravava, além de ter planos de ser comercializado em notebooks no início de 2007.

O HD-DVD é um dos modelos em competição para substituir o DVD como modelo de gravação de alta definição de filmes. Além disso, também pode ser usado para gravar arquivos pessoais.

Um disco de de HD-DVD-R, com uma camada, pode armazenar até 15 GB. No entanto, seu concorrente, o Blu-Ray, pode gravar até 25 GB em uma única camada.

Neste ano, a Ceatec espera ver o lançamento de novos produtos para os dois formatos. A feira começará com a conferência da Sony, que promete um novo lançamento de Blu-Ray. A empresa ainda não disse qual o lançamento, mas recentemente mostrou um protótipo de gravador de Blu-Ray. Modelo similar do protótipo também foi anunciado pela Hitachi.

Martyn Williams é editor do IDG News Service, em Tóquio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail