Home > Dicas

Excel: mudou o valor, muda a cor

Saiba como fazer um gráfico em formato condicional. Isso quer dizer que as cores mudam conforme os valores das células

Por Fábio Vianna, especial para a PC WORLD

03/10/2006 às 18h02

Foto:

Saiba como fazer um gráfico em formato condicional. Isso quer dizer que as cores mudam conforme os valores das células

Um gráfico interativo de fácil construção é chamado, no mundo Excel, de gráfico de formato condicional. Nele, as colunas mudam de cor dependendo dos valores atribuídos. Este atributo permite criar gráficos onde o leitor, olhando para as colunas, já consegue identificar o valor que está acima ou abaixo de uma meta estabelecida.

Passo-a-passo

Grafico excel1

Com base na tabela ao lado, vamos criar um gráfico que exiba os resultados mensais de vendas. Os períodos que não alcançarem 2 mil unidades comercializadas serão considerados ruins e as barras que os representam serão exibidas em vermelho. Já as barras referentes aos meses em que a meta superou 2 mil serão exibidas em verde. Para fazer este gráfico, siga os passos:

1 - Separe a coluna de vendas em duas: uma com os valores abaixo de 2 mil e outra acima deste valor. Utilize a função a seguir na célula C6 para os valores até 2000:

=SE(B6<=2000;B6;0)

Isto significa que, se o número contido na célula B6 (janeiro) for menor do que 2 mil, a função trará o valor daquele mês. Caso contrário, nada acontecerá.

2 - Clique em cima da célula C6 e arraste até a última linha

3 - Agora é a vez de separar os maiores de 2 mil. Utilize a fórmula abaixo e arraste até a última linha da coluna D:

=SE(B6>2000;B6;0)

A tabela ficará assim:

Grafico excel2

++++
Hora de construir o gráfico

Em primeiro lugar, posicione o cursor em qualquer célula da própria tabela de dados que foi construída. Dessa forma, o próprio Excel monta a seqüência para você e poupa o trabalho de marcar seleções de valores. Cursor a postos, siga os passos:

1 - Clique em Inserir, Gráfico, escolha o de tipo Colunas e clique em Avançar.

2 - Na tela a seguir, clique na aba Série (ou Seqüência). Se você clicou em alguma célula com valor, ele mostrará três seqüências (ou séries): “Volume de Vendas”, “Até 2.000” e “Maior do que 2.000”.

Grafico excel3

3 - A seqüência chamada “Volume de Vendas” é desnecessária para o nosso gráfico. Então, clique sobre ela e a seguir no botão Remover. Agora que você tem apenas as seqüências “até 2.000” e “Maior do que 2.000”, clique em concluir.

Seu gráfico será parecido com este:

Grafico excel4

4 - Clique sobre o quadrado da legenda que indica a seqüência “Até 2.000”, depois clique em Padrões e escolha a cor vermelha.

Grafico excel5

5 - Selecione agora o quadrinho que se refere à seqüência “Maior do que 2.000” e mude a cor para verde (ou outra cor de sua preferência).

6 - O gráfico ficará parecido como este:

Grafico excel6
++++

Ficou torto, mas tem conserto

Em janeiro, a coluna vermelha está deslocada para a esquerda e, em março, a verde está mais à direita. Por quê?

Cada mês do gráfico é formado por duas colunas, só que uma delas sempre é zero e, assim, ela não aparece, mas seu lugar permanece reservado. Siga os passos e resolva este problema estético:

1 - Clique em qualquer uma das duas seqüências e abra sua formatação (como o que feito anteriormente com as cores). Na aba Opções, insira no item Sobreposição o valor de 100. Isso fará com que o Excel sobreponha totalmente as duas colunas, ou seja, ao invés de ficar uma ao lado da outra, ficará uma sobre a outra.

Grafico excel7

Dica extra: se quiser, reduza a largura do espaçamento para deixar as colunas mais grossas.

Pronto. Nosso gráfico está concluído. Agora basta alterar os valores na coluna B e ver se tudo isso deu certo mesmo.

Grafico excel8

* Fábio Vianna é bacharel em Administração de Empresas pela EAESP/FGV, sócio-diretor do Centro de Excelência em Planilhas e tem mais de 10 anos de experiência em modelagem de planilhas"

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail