Home > Dicas

Discos de CD-R e DVD+R funcionam após dez anos de sua gravação?

Saiba mais sobre a longevidade destas mídias e como fazer para prolongar sua vida útil

Por Lincoln Spector – PC World (EUA)

03/10/2006 às 14h27

Foto:

Saiba mais sobre a longevidade destas mídias e como fazer para prolongar sua vida útil

Li que CD-Rs e DVD+Rs normalmente duram apenas de dois a cinco anos. É verdade? Walter Sekula, via e-mail

Em janeiro, Kurt Gerecke, especialista em armazenamento da IBM alemã, causou certo furor ao declarar que “diferentemente do CDs originais, os CDs gravados possuem uma vida útil de dois a cinco anos, dependendo da qualidade do CD”.

Desde então, tenho visto suas declarações serem consideradas como verdades incontestáveis. O que eu não vejo é alguma evidência concreta de que ele está certo. Até agora, não recebi uma única carta relatando sobre problemas com discos envelhecidos.

Chequei com o Ontrack e o DriveSavers, dois serviços líderes em recuperação de dados, e nenhum deles relatou que o envelhecimento tenha sido motivo da falha em CD-Rs. Quando testei alguns de meus próprios CD-Rs mais velhos, não encontrei erros em nenhum deles (e muitos deles eram dos mais baratos que pude comprar na época). CD-Rs têm sido usados por muito mais do que cinco anos. Se a vida útil deles fosse tão curta, já saberíamos disso há muito tempo.

Mas isso não significa que os discos irão durar eternamente - ou mesmo tanto quanto os CDs e DVDs prensados nos quais compramos músicas, filmes e softwares. O júri ainda não sabe se os discos irão durar por anos ou décadas. De qualquer forma, é possível aumentar a longevidade de sua mídia óptica.

Primeiramente, use discos de alta qualidade, de preferência os feitos com tinta fixa e reforço dourado. A KMP Media comercializa esses discos sob o nome da Kodak. Faça cópias múltiplas de dados importantes e armazene-os em locais separados.

Ao escrever no rótulo do disco, use um marcador com ponta de feltro não solúvel projetado especificamente para escrever sobre CDs e DVDs. Guarde os discos perpendicularmente à base e em bons estojos feitos especialmente para isso. Mantenha-os longe do calor, luz e umidade.

Verifique os discos todos os anos e copie e remova arquivos deles para assegurar que os dados ainda podem ser lidos. Não guarde suas informações de arquivo apenas em CDs ou DVDs, deixe elas também no seu disco rígido e faça backups regularmente.

Envie sua pergunta | Veja outras perguntas

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail