Home > Notícias

Nokia desenvolve nova tecnologia wireless de curto alcance para gadgets

Chamado de Wibree, protocolo de comunicação se apresenta barato e eficiente o suficiente para ser usado em brinquedos e relógios

Por Nancy Gohring, para o IDG Now!*

03/10/2006 às 10h54

Foto:

Chamado de Wibree, protocolo de comunicação se apresenta barato e eficiente o suficiente para ser usado em brinquedos e relógios

A Nokia desenvolveu uma nova tecnologia de acesso sem fio de curto alcance que, segundo seu anúncio, pode melhorar próximas versões do protocolo Bluetooth.

Chamada de Wibree, a tecnologia pretende ter maior eficiência energética que o Bluetooth, o que significa que poderia ser usado em gadgets menores e mais baratos.

O dispositivo também pode usar componentes de rádio e antenas como o Bluetooth, ajudando a manter os custos baixos, disse Bob Iannucci, chefe do centro de pesquisa da Nokia, que demonstrou a tecnologia em Helsinki, nesta terça-feira (03/10).

A tecnologia poderia competir com o Bluetooth em ambientes corporativos para ligar teclados e outros periféricos a computadores, mas também poderia ter aplicações mais interessantes para consumidores, em aparelhos como relógios de pulso, brinquedos e equipamentos esportivos.

Graças ao seu baixo consumo de energia, o Wibree poderia seria usado em pequenos sensores que poderiam ser usados por um corredor, por exemplo, para coletar informações sobre a freqüência cardíaca ou a distância corrida.

Os sensores poderiam enviar informações para um celular por Wibree, que enviaria as informações para um site onde o corredor poderia comparar sua performance com outros atletas ou ganhar conselhos de um treinador.

Sensores Wibree poderiam ser usados em um campo de golf para enviar dados ao computador sobre as tacadas de um jogador, novamente pelo telefone celular, onde um instrutor poderia oferecer conselhos sobre melhorias em seu jogo.

A tecnologia está sendo desenvolvida para se comunicar com um telefone celular e outros aparelhos em um raio de 10 metros, com velocidade de transmissão de dados de até 10 Mbps, disse a Nokia. O protocolo pode ainda ser implementado em um chip único ou em um duplo que também contenha Bluetooth.

A Nokia espera eventualmente licenciar o Wibree para fabricantes que queiram usar a tecnologia.

O WiBree não é a única tecnologia para uso em sensores wireless, no entanto. Zigbee é um projeto em andamento com características similares ao Wibree.

No entanto, por usar a mesma freqüência do Bluetooth, as economias no uso do Wibree são maiores, segundo a Nokia.

Empresas que suportam o Bluetooth estão trabalhando para diminuir seu consumo de energia e reduzir outras desvantagens da tecnologia.

*Nancy Gohring é editora do IDG News Service, em Dublin.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail