Home > Notícias

Hitachi Maxell apresenta disco ultrafino de armazenamento

Discos com menos de um décimo de milímetro de espessura podem ser agrupados para formar um grande repositório de dados

Por Martyn Williams, para o IDG Now!*

04/10/2006 às 11h49

Foto:

Discos com menos de um décimo de milímetro de espessura podem ser agrupados para formar um grande repositório de dados

A Hitachi Maxell desenvolveu um fino disco óptico que pode levar ao desenvolvimento de cartuchos de dados capazes de armazenar terabytes de informação.

O dispositivo, chamado de Stacked Volumetric Optical Disc (SVOD), tem menos de um décimo de milímetro de espessura e é neste aspecto que se diferencia dos concorrentes CD, DVD e discos de laser azul, todos com 1,2 milímetro de espessura.

Estes discos podem ser agrupados para formar um grande repositório de dados em um pequeno espaço, segundo Akira Ijichi, do departamento de vendas de mídia da companhia.

Protótipos em funcionamento dos novos discos, exibidos na Ceatec Japan 2006 em Chiba, no Japão, se baseiam na tecnologia de DVD e cada um armazena até 4,7 Gb (gigabytes).

A Hitachi Maxell prevê que cartuchos com 100 discos deste tipo terão poucos centímetros e oferecerão uma capacidade total de 470 Gb, disse Ijichi.  Para proteger os dispositivos, cada disco é envolvido por uma capa dentro do cartucho.

O cartucho é acoplado em um drive dedicado e os discos são retirados do cartucho automaticamente por um mecanismo interno na unidade e colocados no drive.

Fazer com que os discos sejam tão finos, contudo, tem seu preço. Os discos são flexíveis, mas os sistemas de discos óticos exigem um disco rígido para que o laser mantenha o foco na superfície do disco.

Para contornar o problema, a Hitachi Maxell colocou dentro de cada drive um pedaço de vidro de 0,6 milímetros no qual há furos. O ar passa pelos furos, fazendo com que o disco flexível fique colado à superfície, tornando-o liso.

O disco marca uma nova abordagem, diferente de muitos competidores, que estão voltados a aumentar a capacidade de armazenamento utilizando tecnologias mais complicadas. O HD DVD e o Blu-ray Disc oferecem maior capacidade por meio de bits de armazenamento menores e a próxima geração de sistemas em desenvolvimento confia na tecnologia holográfica.

A Hitachi Maxell acabou de completar o desenvolvimento da tecnologia, mas ainda não tem planos de comercialização.

*Martyn Williams é editor do IDG News Service, em Tóquio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail