Home > Notícias

Qualcomm exibe TV digital via celular funcionando na Futurecom

Companhia exibe também diversos produtos e soluções para celulares 3G, como VoIP e games

Camila Rodrigues, especial para a PC WORLD

04/10/2006 às 16h49

Foto:

Companhia exibe também diversos produtos e soluções para celulares 3G, como VoIP e games

A Qualcomm, conhecida por desenvolver tecnologias no padrão CDMA (Code Division Multiple Access), apresentou nesta quarta-feira (04/10) um celular com TV digital que captou sinais da TV aberta aqui do Brasil, durante a Futurecom 2006 e, entre eles, O evento, focado em TI e
telecomunicações, acontece em Florianópolis, Santa Catarina, e se
encerra na quinta-feira (05/10). Foram exibidos outros produtos e soluções em padrões de terceira geração (3G) de celulares.

Segundo Paulo Breviglieri, diretor de tecnologia da Qualcomm, a desenvolvedora trouxe do Japão telefones construídos para exibir TV digital e, por meio de parceria com a Universidade Mackenzie, recebeu transmissores de TV digital adaptados ao padrão ISDB-T, adotado no Brasil e compatível com a tecnologia japonesa.

“Captamos o sinal analógico da Rede Globo e, com esses aparelhos de transmissão, fizemos a conversão para digital.Transmitimos esse sinal para dentro do pavilhão de exposições e, assim, os aparelhos puderam captar o sinal e exibir a programação em sua tela”, descreveu Breviglieri.

A fim de mostrar a possibilidade de TV por assinatura via celular 3G, a Qualcomm também apresentou a tecnologia MediaFLO, que será inaugurada em breve nos Estados Unidos. “Para que isto funcione no Brasil, é preciso que a Anatel reserve uma freqüência na faixa UHF somente para esse propósito, o que ainda não aconteceu”.

No mesmo estande da companhia, foi apresentada a revisão “A” da tecnologia EV-DO, que possibilitará incluir nos celulares aplicações de voz sobre IP (VoIP) e push-to-talk (PTT, sistema semelhante ao aparelho Nextel). Outro lançamento foi de uma linha de jogos 3D com qualidade de console, a BREW Gaming.

O EV-DO é um dos padrões de comunicação de celulares de terceira geração, já utilizado pela operadora Vivo desde 2004. Entre os padrões 3G mais conhecidos também está o WCDMA, que substituirá, em breve, o GSM.

A Qualcomm também exibiu aparelhos com tecnologia HSDPA, uma variação da tecnologia WCDMA que oferece velocidade de download de até 14.4 Mbits por segundos. Para termos comparação, a transmissão de dados da rede GSM alcança até 80 kilobits por segundo, 180 vezes menos.

O próximo passo da evolução dessa tecnologia, conta o executivo, é o HSUPA, que mantém o download com uma velocidade alta e incrementa a velocidade de upload, chegando a picos de 5.7 Mbits por segundos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail