Home > Notícias

Google lança buscador especializado em códigos de software

Nova ferramenta tem como objetivo auxiliar os desenvolvedores de software

Por Juan Carlos Perez, para o IDG Now!*

05/10/2006 às 12h23

Foto:

Nova ferramenta tem como objetivo auxiliar os desenvolvedores de software

O Google desenvolveu um mecanismo de busca especializado em encontrar códigos de software disponíveis publicamente na web.

A ferramenta, que estréia nesta quinta-feira (05/10), é voltada a ajudar programadores profissionais, desenvolvedores por hobby e entusiastas dos códigos na difícil tarefa de encontrar os códigos na grande rede, disse um porta-voz do Google.

Atualmente, o buscador geral Google.com pode encontrar links para arquivos com códigos, mas não indexa as linhas de código propriamente ditas daqueles arquivos, segundo Tom Stocky, gerente de produto do Google.

Nestes casos, os desenvolvedores têm que baixar os arquivos para seus computadores para explorar o código.

Contudo, a nova ferramenta foi criada para inspecionar mais a fundo e retornar resultados contendo trechos do próprio código, simplificando o processo de localização, disse Stocky. “Encontramos as linhas de código que correspondem à sua consulta”, afirmou.

A busca resulta em links para o conteúdo completo do código destacado, bem como para a licença de software que rege o uso daquele código, que em muitos casos será open source, segundo o executivo.

Para encontrar os resultados, os desenvolvedores podem entrar com palavras-chave ou padrões mais completos na caixa de busca.

O Google também planeja lançar uma interface de programação de aplicação para o mecanismo de busca, para que desenvolvedores externos possam aproveitá-lo. Por enquanto, não está prevista a exibição de anúncios junto aos resultados.

A decisão de construir o sistema de buscas de códigos partiu, segundo o executivo, do desejo do Google de ajudar desenvolvedores externos considerados peças fundamentais no aprimoramento de serviços online, como buscas de mapas, e no aumento da sua popularização.

*Juan Carlos Perez é editor do IDG News Service, em Miami.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail