Home > Notícias

Notificações de worms crescem 20% no 3º trimestre, diz Cert.br

Estatísticas do Cert.br referentes ao terceiro trimestre do ano mostram domínio dos worms e estabilidade no número de fraudes online

Por Redação do IDG Now!

06/10/2006 às 10h50

Foto:

Estatísticas do Cert.br referentes ao terceiro trimestre do ano mostram domínio dos worms e estabilidade no número de fraudes online

Durante o terceiro trimestre do ano, o número de notificações de incidentes com worms cresceu 20% em relação ao período anterior, segundo estatísticas reveladas pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) nesta quinta-feira (05/10).

Dos quase 60 mil incidentes notificados por administradores de redes e usuários, 59% se relacionam com worms.

A alta incidência decorre da infestação automática de pragas do tipo, ao contrário de vírus, que precisam ser executados para que o infecção ocorra, segundo Klaus Steding-Jessen, analista do CERT.br.

As fraudes online, por sua vez, se mostraram estáveis, com uma leve queda de 4% em comparação ao trimestre anterior.

O número de incidentes totais registrados pelo Cert.br no período foi quase quatro vezes maior que o mesmo trimestre de 2005 - 60 mil ataques contra cerca de 16 mil.

Steding-Jessen, porém, esclarece que o aumento não reflete necessariamente em maior insegurança para o usuário, já que a medição é feita por notificações de instituições independentes, sem qualquer ação ativa do Cert.br.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail