Home > Notícias

Blog do Google tem sua página alterada após invasão de hacker

Hacker postou mensagem falsa no sábado, dizendo que a empresa cancelara projeto com eBay

Por Juan Carlos Perez, para o IDG Now!*

11/10/2006 às 10h34

Foto:

Hacker postou mensagem falsa no sábado, dizendo que a empresa cancelara projeto com eBay

Um hacker invadiu o blog oficial do Google e postou uma mensagem falsa no último sábado (07/10), dizendo que a companhia havia decidido cancelar um projeto conjunto com o eBay.

Não é a primeira vez que o blog da companhia cai em mãos erradas. Em março, os funcionários do Google deletaram o chamado Google Blog por engano e alguém assumiu por alguns momentos o endereço na web.

No incidente de sábado, alguém aproveitou uma brecha no Blogger, serviço de publicação em que o blog do Google está hospedado.

O hacker publicou uma nota cheia de erros de gramática e ortografia que dizia que o Google havia encerrado o projeto de anúncios “click-to-call” com o eBay porque ele era monopolista.

No dia seguinte, Karen Wickre, do time do Google Blog, alertou aos leitores sobre o falso post e disse que a falha no Blogger havia sido corrigida, sem detalhar o bug. O Projeto com o eBay permanece vivo e saudável, ela escreveu no blog.

O Google Blog é uma das principais ferramentas de comunicação da empresa. Como mensagens corporativas similares a press releases, seus posts frequentemente desencadeiam notícias na imprensa, recomendações de analistas e decisões de investidores.

É fundamental para o sucesso do Google que indivíduos e organizações confiem que a empresa vá manter suas informações confidenciais a salvo. Demonstrações públicas de vulnerabilidade abalam esta confiança.

Do lado do consumidor,o Google mantém amplos registros de buscas, uma parte das quais ligadas a usuários registrados que deram à companhia permissão para rastrear suas atividades.

Além disso, a companhia armazena informações pessoais como e-mails, fotos digitais, entradas de calendário por meio de serviços online como Gmail, Picasa e Google Calendar.

Já as organizações fazem negócios com o Google em diferentes esferas, incluindo anúncios online, análise de tráfego de sites na web, transações de e-commerce e buscas corporativas, todas elas envolvendo dados sensíveis. O Google não atendeu de imediato a solicitação de comentar o assunto.

*Juan Carlos Perez é editor do IDG News Service, em Miami.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail