Home > Notícias

Google integra Writely e Spreadsheets em plataforma comum DOC

Buscador oferece interface e busca integradas em novo serviço Doc; movimentação sugere pacote corporativo rival ao Office online

Por Juan Carlos Perez, para o IDG Now!*

11/10/2006 às 10h38

Foto:

Buscador oferece interface e busca integradas em novo serviço Doc; movimentação sugere pacote corporativo rival ao Office online

O Google integrou suas aplicações online anteriormente separadas de edição de textos e de planilhas, dando a elas uma interface única e um repositório unificado de documentos.

Ao criar a plataforma comum, o Google espera tornar mais fácil para que pessoas alternem entre o Writely e o Google Spreadsheets, executivos do Google revelaram nesta quarta-feira (11/10).

O produto combinado, chamado de Google Docs & Spreadsheets, já está disponível em beta.

O Google tornou mais fácil alternar o uso entre as duas aplicações online graças aos pedidos dos usuários que usavam ambos os serviços para fazer listas e planilhas, disse o diretor de produtos Jonathan Rochelle.

O esforço também segue a recém articulada estratégia do Google em agrupar diversos serviços online em pequenos conjuntos, disse o diretor de produtos Jen Mazzon, que ainda revelou que outros produtos deverão entrar no grupo formado pelo Writely e Spreadsheets.

O Google introduziu diversos novos serviços nos último ano de maneira muito rápida, o que motivou preocupações entre executivos de que usuários poderiam se confundir e seguir os lançamentos.

A integração do Writely com a Spreadsheets deverá ter mínimo impacto nos usuários, disseram os executivos.

As mudanças mais notáveis incluirão uma interface mais parecida ao Google para o Writely, integrado ao buscador em março após a compra da responsável pelo software, a Upstartle. Outra mudança será uma única lista de documentos e planilhas, com uma caixa de busca compartilhada.

Usuários poderão também publicar planilhas e documentos de processamento de texto em páginas de HTML, como blogs, assim como compartilhar com outros usuários.

O Writely e o Spreadsheets, do Google, são amplamente comparados com o pacote corporativo da Microsoft, que reinou no mercado de produtividade corporativa com seu Office.

Enquanto o Office é destinado a amplas aplicações instaladas no PC, os serviços do Google são hospedados em servidores, modelo considerado mais atrativo por usuários. Além disto, os sites do Google são gratuitos, enquanto o Office não é.

Mesmo que o pacote da Microsoft contenha mais aplicações, que traz funções muito mais ricas, analistas da indústria percebem uma movimentação do Google na direção de uma suíte completa.

Caso o Google queria competir com o Office, precisará de uma aplicação de apresentações similar ao PowerPoint. Os executivos do Google se negaram a comentar se e quando o Google pretende planejar tal aplicação.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail