Home > Notícias

Microsoft comemora 1 milhão de cópias do Windows XP Starter Edition

Dezoito meses após lançamento focado em inclusão digital, empresa comemora cifra e faz planos para versão Starter do Vista

Por Guilherme Felitti, repórter do IDG Now!

13/10/2006 às 10h45

Foto:

Dezoito meses após lançamento focado em inclusão digital, empresa comemora cifra e faz planos para versão Starter do Vista

A versão Starter Edition do sistema operacional Windows, formulado pela Microsoft para atingir mercados em desenvolvimento, comemorou distribuição de 1 milhão de cópias nesta quarta-feira (11/10).

Segundo Alexandre Leite, gerente geral de Windows desktops, a cifra, atingida em 18 meses, afirma que o crescente mercado de hardwares e softwares para inclusão digital foi responsável pela comemoração da Microsoft.

"Estudo do Gartner aponta que, entre 2005 e 2015, serão mais de 850 milhões de novos PCs em países em desenvolvimento, o que torna o setor uma grande oportunidade  para empresas do setor", afirmou Leite.

O Windows XP Starter Edition foi lançado em abril de 2005 com colaboração do governo tailandês para atingir usuários em países emergentes e, graças às limitações que permitiram seu preço mais acessível, foi alvo de críticas por limitar funções de conectividade e o número de programas abertos.

Diversas restrições foram reformuladas na versão Starter Edition do Windows Vista, que chegará ao mercado nacional junto às outras seis versões do próximo sistema da Microsoft, no primeiro trimestre de 2007.

O executivo afirma que, com o aplicativo, usuários poderão abrir janelas ilimitadas e utilizar ferramentas de filtragem de conteúdo para crianças e o sistema Microsoft Gadgets de pequenas aplicações no desktop.

Por mais que Leite afirme que o Brasil tenha sido um dos grandes responsáveis pela marca, o executivo não pontua exatamente o número de cópias instaladas no país.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail