Home > Notícias

Intel lança chips quad-core em 13 de novembro, em estações HP

A HP já enviou convites para o evento, mas não especificou os modelos exatos e preços dos equipamentos

Por Ben Ames, para o IDG Now!*

16/10/2006 às 10h37

Foto:

A HP já enviou convites para o evento, mas não especificou os modelos exatos e preços dos equipamentos

Em uma corrida contra a rival Advanced Micro Devices (AMD), a Intel vai colocar seus chips quad-core (de quatro núcleos) no mercado, na nova linha de estações de trabalho da HP, que deve ser lançada em 13 de novembro.

A HP já enviou os convites para o evento, mas não especificou os modelos exatos e preços dos equipamentos. Os computadores provavelmente usarão o chip Xeon 5300, da Intel, voltado a aplicações high-end como análise sísmica e softwares de virtualização da Autodesk, Parametric Technology, Landmark Graphics e Ansys.

O lançamento colocaria a Intel à frente da AMD, que ainda não terá lançado seu quad-core. Esta seria uma vitória importante em um ano em que a Intel ganhou as manchetes pelas muitas demissões que promoveu e pela queda nos lucros.

A AMD deve lançar sues próprios chips quad-core em meados de 2007, e sustenta que seu design monolítico é melhor que o da Intel, que simplesmente “cola” dois dual-cores juntos.. Mas sem terem os hardwares para testar, os analistas estão divididos se isso vai afetar a performance do chip.

O chief executive officer da Intel, Paul Otellini, defendeu o design da companhia no último mês, durante o Intel Developer Forum, dizendo que os usuários iriam se importar mais com a velocidade e o desempenho de suas máquinas do que como os chips estão empacotados.

Os chips multicore podem acelerar o processamento de tarefas no desktop e nos servidores sem consumir muita energia ou gerar calor adicional. Eles também podem processar mais de um set de instruções por vez, trazendo eficiência a computadores multitarefa.

O mercado de games vai ser um território de testes para os primeiros chips quad-core, já que a Intel já forneceu a versão dos chips “Core 2 Extreme” para 13 fabricantes da área, incluindo Dell e Gateway.

A empresa planeja lançar a versão "Core 2 Quad" para desktops comuns no primeiro trimestre de 2007. Em contrapartida, o lançamento da HP no próximo mês é focado em negócios high-end, nos campos da criação de conteúdo digital, engenharia e exploração de petróleo e gás.

*Ben Ames é editor do IDG News Service, em Boston.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail